Texto base: Leia o trecho de Trotski sobre os possíveis rumos do governo após a revolução. Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lenin poderia "conduzir a organização do partido a substituir o partido, o Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um ditador a substituir o Comitê central". TROTSKI. Nossas tarefas políticas. Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra. Baseado no texto, explique como se deu a sucessão do governo na Rússia socialista após a morte de Lenin. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, explique a sucessão do governo na Rússia socialista após a morte de Lênin.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Texto base: Uma das sequências numéricas mais fascinantes e intrigantes é a sequência dos números primos. Durante séculos perguntas como: “Quantos números primos existem”? “Como reconhecer se um dado número é primo?” Ou ainda, “Existem fórmulas ou algoritmos que geram números primos?” Essas perguntas são feitas e ainda estão sem respostas. Nos anos 70, Wilians e Seah escreveram que números da forma (a n - 1) / (a - 1), onde a≠2 e a≠10, podem ser primos unicamente quando o expoente n é primo. Ainda hoje, apesar do avanço tecnológico, é difícil saber se números grandes desse formato são primos.
Enunciado:
A) Determine os números primos gerados para a = 3, n = 3 e para a = 5, n = 3.
B) Determine o valor de a, sabendo que para n = 2, o primo gerado é 7.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
A questão corresponde ao seguinte texto:
The hold-up
The gunman, is useless.
I know it.
He knows it.
The whole bank knows it.
[5] Even my best mate Marvin knows it and he’s more useless than the gunman.
The worst part about the whole thing is that Marv’s car is standing outside in a fifteen-minute parking zone. We’re all face-down
on the floor and the car’s only got a few minutes left on it.
‘I wish this bloke’d hurry up,’ I mention.
‘I know,’ Marv whispers back. ‘This is outrageous.’ His voice rises from the depths of the floor. ‘I’ll be getting a fine because of
[10] this useless bastard. I can’t afford another fine, Ed.’
‘The car’s not even worth it.’
‘What?’
Marv looks over at me now. I can sense he’s getting uptight.
Offended. If there’s one thing Marv doesn’t tolerate, it’s someone putting shit on his car. He repeats the question.
[15] ‘What did you say, Ed?’
‘I said,’ I whisper, ‘it isn’t even worth the fine, Marv.’
‘Look,’ he says, ‘I’ll take a lot of things, Ed, but…’
I tune out of what he’s saying, because quite frankly, once Marv gets going about his car, it’s downright pain in the arse material.
He goes on and on, like a kid, and he’s just turned twenty, for Jesus sake.
[20] He goes on for another minute or so, until I have to cut him off.
‘Marv,’ I point out, ‘the car’s an embarrassment, okay? It doesn’t even have a handbrake – it’s sitting out there with two bricks
behind the back wheels.’ I’m trying to keep my voice as quiet as possible. ‘Half the time you don’t even bother locking it. You’re
probably hoping someone’ll flog it so you can collect the insurance.’
‘It isn’t insured.’ (…)
[25] That’s when the gunman turns around and shouts, ‘Who’s talkin’ back there?!’
Marv doesn’t care. He’s worked up about the car. (…)
Zusak, M. The Messenger,
Austrália: Ed. Picador, 2002 p. 3-4
Entende-se, pela leitura do texto, que o carro de Marvin
I. está estacionado próximo ao banco.
II. apresenta problema no freio.
III. possui seguro.
Está(ão) correta(s)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I
Hábito de leitura cai no Brasil, revela pesquisa
O brasileiro está lendo menos. É isso que revela a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência. De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011. A redução da leitura foi medida até entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar. Em 2011, crianças com idades entre 5 e 10 anos leram 5,4 livros, ante 6,9 registrados no levantamento de 2007. O mesmo ocorreu entre os pré-adolescentes de 11 a 13 anos (6,9 ante 8,5) e entre adolescente de 14 a 17 (5,9 ante 6,6 livros). O levantamento reforça um traço já conhecido entre os brasileiros: o vínculo entre leitura e escolaridade. Entre os entrevistados que estudam, o percentual de leitores é três vezes superior ao de não leitores (48% vs. 16%). Já entre aqueles que não estão na escola, a parcela de não leitores é cerca de 50% superior ao de leitores: 84% vs. 52%. (...) Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/habito-de-leitura-no-brasil-cai-ate-entre-criancas>. Acesso em: 3 nov.2014. (Fragmento) Texto II
Disponível em: <http://www.desistirnunca.com.br/as-vezes-voce%CC%82-pega-um-livro/>. Acesso em: 03 nov. 2014.
Enunciado:
Os textos acima pertencem a gêneros distintos, mas há uma proximidade entre eles no que diz respeito
- Inglês - Fundamental | 09. Emoções e Sentimentos
Listen to your teacher and put an X in the letter that the teacher describes the picture.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
No século XVII, o microscópio utilizado por Robert Hooke para as primeiras observações de células caracterizava-se por apresentar duas lentes, a ocular e a objetiva, devidamente posicionadas em sequência. Tal característica permanece na maioria dos microscópios ópticos atuais.
Para se obter aumento de 100 vezes em um microscópio óptico comum, é necessário que as lentes ocular e objetiva possuam capacidade de ampliação de: