Texto base:
Enunciado:
O gráfico apresenta dados referentes à cotação das ações na Bolsa de Nova Iorque entre 1926 e 1938. Esses dados estão relacionados à conjuntura política e econômica dos Estados Unidos, revelando que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
EM MAIO
Já não há mais razão de chamar as lembranças
e mostrá-las ao povo
em maio.
Em maio sopram ventos desatados
por mãos de mando, turvam o sentido
do que sonhamos.
Em maio uma tal senhora liberdade se alvoroça,
e desce às praças das bocas entreabertas
e começa:
“Outrora, nas senzalas, os senhores...”
Mas a liberdade que desce à praça
nos meados de maio
pedindo rumores,
é uma senhora esquálida, seca, desvalida
e nada sabe de nossa vida.
A liberdade que sei é uma menina sem jeito,
vem montada no ombro dos moleques
e se esconde
no peito, em fogo, dos que jamais irão
à praça.
Na praça estão os fracos, os velhos, os decadentes
e seu grito: “Ó bendita Liberdade!”
E ela sorri e se orgulha, de verdade,
do muito que tem feito!
CAMARGO, O. de. Em maio. In: QUILOMBHOJE. (Org.). Cadernos negros: os melhores poemas. São Paulo: Quilombhoje, 1998.
No poema, a voz poética
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
O ferro é encontrado, nos alimentos, no estado de oxidação 3+, ou seja, como Fe (III), mas, para que possa ser absorvido pelo organismo, deve apresentar-se no estado de oxidação 2+, ou seja, como Fe (II).
Contribuem, para a transformação do Fe (III) em Fe (II), substâncias redutoras presentes no suco gástrico. Por sua vez, outras substâncias podem facilitar ou dificultar a biodisponibilidade do Fe (II) para sua absorção pelo organismo. Em presença da vitamina C, o Fe (II) forma complexos solúveis, enquanto que, com o oxalato, forma um composto cujo valor de Kps é muito baixo.
Algumas pessoas recomendam consumir espinafre por conter alto teor de Fe (II), mas que também contém elevada quantidade de oxalato. Também aconselham que a feijoada, rica em Fe (II), seja consumida juntamente com suco de laranja, rico em vitamina C. Em relação às recomendações para se consumir espinafre com o suco de laranja, nessas condições, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
A escola de Diogo fez um estudo sobre a importância da prática de esportes entre os alunos. A escola pretende saber quais são os esportes que os alunos mais gostam de praticar. Para isso, cada aluno respondeu à pergunta abaixo.
1. Escreva na tabela o total de alunos que preferiu cada esporte. Atenção! O professor marcou um ponto para cada voto.
a) Qual foi o esporte mais votado?
b) Qual é a diferença entre o esporte mais votado e o esporte menos votado?
c) Qual o total de crianças que participaram da pesquisa?
d) Quais esportes tiveram o mesmo número de votos?
- Biologia | 09. Botânica
(Ufla ) Assinale a alternativa que contém características APENAS de monocotiledôneas.
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Analise as assertivas a seguir.
I - Em camundongos, quando se cruza um indivíduo preto de genótipo AApp com um branco de genótipo aaPP obtém-se um indivíduo aguti de genótipo AaPp. Cruzando-se os indivíduos heterozigotos de F-1, obtém-se uma progênie de 9/16 aguti; 3/16 preto; e 4/16 brancos. Como a proporção fenotípica do diibridismo está alterada, estamos diante de um caso de epistasia dominante.
II - A proporção fenotípica 9/16 preta-curta; 3/16 preta-longa; 3/16 marrom-curta; e 1/16 marrom longa acontece em porquinhos da índia para a cor da pelagem e o tamanho do pelos. Daí, podemos afirmar corretamente que se trata de um caso de segregação independente do tipo diibridismo.
III - Quando se cruza periquitos de plumagem amarela com periquitos de plumagem azul, ambos puros, obtém-se periquitos de plumagem verde. Quando se cruza os periquitos de F-1 entre si obtém-se uma F-2 com a seguinte proporção fenotípica: 9/16 verdes; 3/16 azuis; 3/16 amarelos; 1/16 brancos. Observa-se que essa proporção é a mesma do diibridismo, porém com classes fenotípicas alteradas para a manifestação, apenas da cor. Portanto, estamos diante de um caso de interação gênica.
São verdadeiras as assertivas