Observe a pirâmide etária do Quênia, referente ao ano de 2005:
A análise da pirâmide etária nos permite concluir que:
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UEL) Na Copa do Mundo de 2018, observou-se que, para a maioria dos torcedores, um dos fatores que encantou foi o jogo bem jogado, ao passo que o desencanto ficou por conta de partidas com colisões violentas. Muitas dessas colisões travavam as jogadas e, não raramente, causavam lesões nos atletas. A charge a seguir ilustra a narração de um suposto jogo da Copa, feita por físicos:
Com base na charge e nos conhecimentos sobre colisões e supondo que, em um jogo de futebol, os jogadores se comportam como um sistema de partículas ideais, é correto afirmar que, em uma colisão
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIT) Um trem-bala passa apitando pela plataforma de uma estação. Uma pessoa, nessa plataforma, ouve o apito do trem aproximando-se com frequência de 600 Hz. Após a passagem do trem, a frequência do apito parece cair para 400 Hz.
Considerando-se a velocidade do som igual a 340 m/s, conclui-se que a velocidade do trem-bala, em m/s, é igual a
- Biologia | 05. Embriologia
Os gêmeos idênticos Scott Kelly e Mark Kelly foram separados por um ano em um experimento realizado pela Nasa. Scott foi enviado à Estação Espacial Internacional e Mark ficou em solo. Isso permitiu uma comparação dos efeitos fisiológicos de estarem sob diferentes gravidades. Não houve diferenças significativas na saúde de ambos.
(Folha de S.Paulo, 12.04.2019. Adaptado.) Os gêmeos em questão são
- Geografia | 3. Física
O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNESP) Dentre as complicações que um portador de diabetes não controlado pode apresentar está a catarata, ou seja, a perda da transparência do cristalino, a lente do olho. Em situações de hiperglicemia, o cristalino absorve água, fica intumescido e tem seu raio de curvatura diminuído (figura 1), o que provoca miopia no paciente. À medida que a taxa de açúcar no sangue retorna aos níveis normais, o cristalino perde parte do excesso de água e volta ao tamanho original (figura 2). A repetição dessa situação altera as fibras da estrutura do cristalino, provocando sua opacificação.
(www.revistavigor.com.br. Adaptado.)
De acordo com o texto, a miopia causada por essa doença deve-se ao fato de, ao tornar-se mais intumescido, o cristalino ter sua distância focal