Leia o poema:
O Umbigo
O teu querido umbiguinho,
Doce ninho do meu beijo
Capital do meu Desejo,
Em suas dobras misteriosas,
Ouço a voz da natureza
Num eco doce e profundo,
Não só o centro de um corpo,
Também o centro do mundo!
QUINTANA, Mário. Quintana de Bolso. Porto Alegre: L&PM, 2006.
Embora o umbigo esteja no diminutivo, o verso que indica sua importância e grandeza para o eu lírico é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Tem um bicho na parede
Nas paredes e tetos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisões e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o cotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal atividade que garantia a sobrevivência: a caça.
De 25000 a 8000 a.C. (antes de Cristo), no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem atual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados.
Já no Período Neolítico (por volta de 5.000 a 3.000 a.C.), os artistas das cavernas tiravam leite de pedra! Isto é, tinta! Raspavam pedras coloridas e misturavam o pó desses minérios com resina de árvores e cera de abelha. A mistura virava uma espécie de tinta, que fixou as cores nas pedras por milênios.
O vermelho e o amarelo, por exemplo, eram obtidos do minério de ferro. Os artistas pintavam com os dedos, com pincéis feitos de pêlo de animais e espátulas de madeira, e utilizavam os relevos das paredes como parte da cena. Assim, uma elevação da pedra poderia ser o enorme dorso de um mamute furioso, e dois buraquinhos podiam ser os olhos de um cavalo apavorado.
Eram espertos, esses artistas antigos. Não tinham muitos recursos, mas fizeram seus trabalhos tão bem feitos que até hoje os bichos parecem estar correndo em cavernas na Europa, na África, nas Américas, preservados contra a ação do tempo.
Muito mais tarde, o homem iria pintar sobre papel, tela, cerâmica, madeira, seda, e até ovos. Mas essas primeiras pinturas são especiais. São a memória dos primeiros homens que e tornaram artistas, mesmo sem saber que aquilo já era arte...
Disponível:http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/bicho.htm. Acesso em: 20 nov. 2011.
As pinturas rupestres são fontes históricas
- Matemática - Fundamental | 05. Equação do 2° Grau
A professora de Marcela propôs que ela resolvesse a seguinte equação do 2 º grau: x2 - 4x + 50 = 0.
Analisando o procedimento utilizado por Marcela para resolver essa equação, pode-se afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
exto base: Studiare 7130
Ontem a professora de português inventou mais uma. Disse que nós temos que nos descrever. Diário, isso mesmo. Terei que me descrever aqui em você. Nem acredito! Às vezes fico me perguntando qual é a lógica do mundo adulto. [...] Ai, ai, ai! Um dia ainda me irrito, amado Diário, e afogo você na privada. Mas, antes... vamos à descrição (opa, aqui já usei uma crase. Ponto para mim): Bom, meu nome é Letícia Campos Tonello. Tenho 13 anos, cabelos claros, pelos ombros, meio ondulados. Olhos castanho-escuros. Magra. Sou filha de pais recém-separados e meu pai já tem outra [...]. Tenho uma irmã de cinco anos que é uma chata, mas bem bonitinha. No fundo, lá no fundinho, até que gosto dela. [...] RITER, Caio. Meu pai não mora mais aqui. São Paulo: Biruta, 2008. p.69.
Enunciado:
Em um mesmo texto, é possível encontrar vários tempos verbais, dependendo da situação comunicativa e da intenção do interlocutor. Um trecho que corresponde a algo que ainda acontecerá em relação ao momento atual da narrativa é:
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O solo é a camada superior da superfície terrestre. Sobre ele desenvolve-se uma grande variedade de seres vivos.
A respeito do solo, assinale a afirmação correta.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Linotipos
O Museu da Imprensa exibe duas linotipos. Trata-se de um tipo de máquina de composição de tipos de chumbo, inventada em 1884 em Baltimore, nos Estados Unidos, pelo alemão Ottmar Mergenthaler. O invento foi de grande importância por ter significado um novo e fundamental avanço na história das artes gráficas. A linotipia provocou, na verdade, uma revolução porque venceu a lentidão da composição dos textos executada na tipografia tradicional, em que o texto era composto à mão, juntando tipos móveis um por um. Constituía-se, assim, no principal meio de composição tipográfica até 1950. A linotipo, a partir do final do século XIX, passou a produzir impressos a baixo custo, o que levou informação às massas, democratizou a informação. Promoveu uma revolução na educação. Antes da linotipo, os jornais e revistas eram escassos, com poucas páginas e caros. Os livros didáticos eram também caros, pouco acessíveis.
Disponível em: http://portal.in.gov.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).O texto apresenta um histórico da linotipo, uma máquina tipográfica inventada no século XIX e responsável pela dinamização da imprensa. Em termos sociais, a contribuição da linotipo teve impacto direto na: