Materiais necessários
- Computador com acesso à internet e telão. Se não for possível, providencie com antecedência, pelo menos um exemplo de trabalho artístico em que os alunos possam interagir com a obra.
- Vídeos - Instalações Interativas - Video piso e parede interativo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dku1Jzm1DJU>. Acesso em 24 jan. 2016. Ou exposição interativa com obras de Escher. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=BxnkQoCFFko>. Acesso em 24 nov. 2016.
- Exposição faz obras interativas ganharem ruas e museus de SP. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Igyk3f-mVi8>. Acesso em: 07 jan. 2016.
Procedimento
1. Professor trabalhe inicialmente com os conceitos e atividades fornecidas pelo manual do livro.
2. Se possível, passe os vídeos, parando e interrompendo para que os alunos comentem, tirem dúvidas ou façam colocações. Assista aos vídeos primeiro para que possa, já de antemão, providenciar alguma pesquisa a mais. Talvez você precise de um especialista em informática para te ajudar a esclarecer alguns procedimentos que foram usados nos trabalhos mostrados nos vídeos.
Chame a atenção para o conceito que cada artista busca antes de montar seu trabalho de instalação.
3. Depois de assistirem a todos os vídeos levante uma discussão sobre a arte mostrada. É importante a percepção das novas tecnologias usadas e de como elas auxiliam a interação das pessoas com as obras. Explore bastante os conceitos e conte com a ajuda do profissional da informática para tirar as dúvidas dos alunos em relação à parte de montagem de vídeos, games e afins ou convide com antecedência, alguém da comunidade que possa esclarecer as dúvidas dos alunos nesse sentido.
4. Conclua o trabalho pedindo aos alunos que se coloquem em relação ao que descobriram e aprenderam.