Para resolver as questões 29 e 30, leia o texto sobre os mercadores medievais a seguir.
Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/historia/Artigos/i_media/cidade_medieval.html> Acesso em: 18 set. 2012.
- Descreva como era o trabalho dos mercadores medievais.
- Identifique os riscos e perigos enfrentados por esses mercadores.
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
Considere a reação descrita pela seguinte equação química:
H2(g, 1 bar) + 2AgBr(s) -> 2H+(aq) + 2Br-(aq) + 2Ag(s).
Sendo X o potencial padrão (Eº) da reação, o pH da solução a 25ºC quando o potencial da reação (E) for Y será dada por
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UFPA) Um expressivo polo de ferro-gusa tem se implantado ao longo da ferrovia de Carajás, na região sudeste do Pará, o que ensejou um aumento vertiginoso na produção de carvão, produzido normalmente com a utilização de fornos conhecidos como "rabos-quentes", que a foto a seguir ilustra. Além dos problemas ambientais causados por esses fornos, a questão relativa às condições altamente insalubres e desumanas a que os trabalhadores são submetidos é preocupante. A enorme temperatura a que chegam tais fornos propaga uma grande quantidade de calor para os corpos dos trabalhadores que exercem suas atividades no seu entorno.
Com base nas informações referidas no texto apresentado, analise as seguintes afirmações:
I. O gás carbônico (CO2) emitido pelos fornos é um dos agentes responsáveis pelo aumento do efeito estufa na atmosfera.
II. Nas paredes do forno de argila o calor se propaga pelo processo de convecção.
III. O calor que atinge o trabalhador se propaga predominantemente através do processo de radiação.
IV. O deslocamento das substâncias responsáveis pelo efeito estufa é consequência da propagação do calor por condução.
Estão corretas somente
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
En el texto,
la expresión “de autobuses alimentadores” (l.26) ejerce la función de complemento indirecto.
- Biologia | 6.1 Tecido Epitelial
A pele humana é o maior orgão do corpo humano. É constituída por dois tecidos, o tecido epitelial, a epiderme, formado por células em constantes divisões, que empurram as mais velhas para as camadas superiores, e o tecido conjuntivo, a derme, rico em diversas estruturas, tais como vasos sanguíneos, terminações nervosas e glândulas. Logo abaixo, não fazendo parte da pele, está a tela subcutânea, a hipoderme, formada pelas células adiposas responsáveis por armazenar gordura.
Tendo por base essas informações, pode-se dizer que, ao fazer uma tatuagem, a agulha injetora de tinta penetra
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
A questão abaixo baseia-se na piada abaixo.
Maria perguntou ao Zé:
— Moooor, o que é leptospirose?
E Zé respondeu na lata:
— Fofa, é uma doença que ataca os usuário de lepitopi. É transmitida pela urina do mause.
Observação: A definição científica para leptospirose é: doença causada por bactérias, geralmente adquiridas pelo contato com a urina de ratos infectados.
A definição de leptospirose apresentada na piada tem o verbo no presente do indicativo porque o enunciador julga que está reproduzindo