Pneus usados geralmente são descartados de forma inadequada, favorecendo a proliferação de insetos e roedores e provocando sérios problemas de saúde pública. Estima-se que, no Brasil, a cada ano, sejam descartados 20 milhões de pneus usados. Como alternativa para dar uma destinação final a esses pneus, a Petrobras, em sua unidade de São Mateus do Sul, no Paraná, desenvolveu um processo de obtenção de combustível a partir da mistura dos pneus com xisto. Esse procedimento permite, a partir de uma tonelada de pneu, um rendimento de cerca de 530 kg de óleo.
Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 3 out. 2008 (adaptado).
Considerando que uma tonelada corresponde, em média, a cerca de 200 pneus, se todos os pneus descartados anualmente fossem utilizados no processo de obtenção de combustível pela mistura com xisto, seriam então produzidas:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
ESCREVO-LHE ESTA CARTA...
Um ano depois, programa de alfabetização no Acre apresenta resultados acima da média e, como prova final, bilhetes comoventes Repleto de adultos recém-alfabetizados, o Teatro Plácido de Castro, na capital do Acre, Rio Branco, quase veio abaixo com a leitura do bilhete escrito pela dona de casa Sebastiana Costa para o marido: “Manoel, eu fui para aula. Se quiser comida esquente. Foi eu que escrevi.” Atordoada com os aplausos, a franzina Sebastiana desceu do palco com a cabeça baixa e os ombros encurvados.
Casada há trinta anos e mãe de oito filhos, ela só descontraiu um pouco quando a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, comentou que o bilhete não precisava ser interpretado como um desaforo, embora passasse um sentimento de libertação. Alfabetizada apenas aos dezessete anos, a ministra Marina conhece como poucos o drama daqueles que não são capazes de decifrar o letreiro de um ônibus ou de rabiscar uma simples mensagem.
Revista ISTOÉ
(FUVEST 2005 1ª FASE) O título “Escrevo-lhe esta carta...”
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
1ª Parte
Peça para cada aluno selecionar uma fotografia de paisagem em uma das revistas ou produzir uma fotografia autoral que deve ser impressa.
2ª Parte
- Fixe com a fita crepe os papéis nas mesas e, ao lado, as fotografias escolhidas.
- Cada aluno deve então produzir uma pintura de paisagem a partir da fotografia.
Podem ser exibidas previamente as imagens das paisagens impressionistas para criar uma conexão com o livro didático.
3ª Parte
- Com todo o grupo, colem na parede as imagens com seus pares e observem os resultados.
- Após as apreciações, façam um debate abordando as peculiaridades das produções da fotografia da pintura e fazendo uma comparação dos resultados.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
o país mais extenso da América do Sul. Essa formação territorial que conhecemos hoje foi, conforme o IBGE, resultado de uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história.
Dentro desse contexto, coloque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O processo de povoamento do Brasil se deu no sentido litoral => interior.
( ) Ao longo de nossa história, a maior parte dos povoados, aldeias, vilas e cidades do Brasil se concentraram nas áreas das principais atividades econômicas (açucareira, mineradora, cafeeira, pecuarista)
( ) Os limites do território do Brasil estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas são bem parecidos com os de hoje.
( ) O atual estado do Amapá, foi alvo de disputa entre o Brasil e a França.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia os textos I e II e resolva as questões
TEXTO I
CRIANÇAS SÃO INTERNADAS POR VÍCIO EM CELULAR NA ESPANHA
Na Espanha, duas crianças foram internadas em uma instituição para tratamento de problemas mentais por, aparentemente, estarem viciadas no uso do telefone celular.
Segundo a imprensa espanhola, as crianças têm 12 e 13 anos de idade e foram enviadas para a clínica por seus pais. Eles afirmam que elas não conseguiam participar de atividades normais sem seus telefones celulares. Além disso, as duas crianças apresentavam desempenho ruim na escola, ficavam o dia todo no celular e mentiam para os familiares para conseguir dinheiro, que era gasto com os celulares.
A médica Maite Utges, diretora do Centro de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes de Lérida, perto de Barcelona, afirmou que esta é a primeira vez que a clínica trata crianças dependentes de telefone celular.
"As duas mostravam um comportamento perturbado e isso era notado nos problemas na escola. As crianças tinham graves dificuldades para levar uma vida normal", disse a médica a jornais espanhóis.
O médico especialista em vícios, José Martínez-Raga, afirmou que as crianças viciadas em celular, assim como os que fazem uso excessivo de videogames, ficam irritadas com frequência, desenvolvem um comportamento anti-social e vão mal na escola.
O médico afirmou que casos como esse podem ser "a ponta do iceberg", e que o vício em telefone celular "pode, definitivamente, se transformar em um perigo no futuro".
Utges, recomendou que os pais não permitam que seus filhos tenham telefones celulares até completarem 16 anos.
Crianças são internadas por vício em celular na Espanha. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u412099.shtml Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O texto I é uma notícia que aborda o vício em usar celular e o texto II aborda o consumo desse eletroeletrônico. Explicite a crítica presente no texto II e relacione-a ao texto I
- Geografia | 6.1 Agricultura
Os últimos séculos marcam, para a atividade agrícola, com a humanização e a mecanização do espaço geográfico, uma considerável mudança em termos de produtividade: chegou-se, recentemente, à constituição de um meio técnico-científico-informacional, característico não apenas da vida urbana, mas também do mundo rural, tanto nos países avançados como nas regiões mais desenvolvidas dos países pobres.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal.
Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).A modernização da agricultura está associada ao desenvolvimento científico e tecnológico do processo produtivo em diferentes países. Ao considerar as novas relações tecnológicas no campo, verifica-se que a