Analise a imagem a seguir.
A imagem faz alusão ao Plano Collor, oficialmente denominado Plano Brasil Novo.
(A) Determine o objetivo do Plano Collor.
(B) Cite duas estratégias adotadas pelo governo através deste plano.
Questões relacionadas
- História | 2.1 Primeiro Reinado
(UCS) Sobre a escravidão negra no Rio Grande do Sul, é correto afirmar que
- Geografia | A. Globalização
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
No texto, a expressão a “países emergentes” (l.5) refere-se a nações cujo desempenho econômico é caracterizado por ausência de competitividade no mercado internacional e baixa capacidade de produção.
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Esta atividade poderá ser feita individualmente ou em duplas e trios;
- Deverão ser feitas fotografias de um mesmo objeto ou composição na mesma posição e iluminação. No entanto, cada uma das fotos deverá explorar um efeito da câmera utilizada, de modo a tentar observar o máximo de possibilidades;
- Peça para que cada fotografia esteja acompanhada de todos os dados de configuração da câmera, como resolução, modo, uso de flash, filtros, etc.;
- Para as apresentações, os alunos deverão mostrar as fotos acompanhadas de uma meticulosa descrição das configurações, enfatizando a função básica de cada efeito descoberto.
- Concluindo as atividades, conversem no grupo todo sobre os melhores e piores efeitos que foram descobertos e sobre as possibilidades de trabalhos artísticos a partir desses efeitos.
- Física
Uma menina, segurando uma bola de tênis, corre com velocidade constante, de módulo igual a 10,8 km/h, em trajetória retilínea, numa quadra plana e horizontal.Num certo instante, a menina, com o braço esticado horizontalmente ao lado do corpo, sem alterar o seu estado de movimento, solta a bola, que leva 0,5 s para atingir o solo. As distâncias sm e sb percorridas, respectivamente, pela menina e pela bola, na direção horizontal, entre o instante em que a menina soltou a bola (t = 0 s) e o instante t = 0,5 s, valem:
NOTE E ADOTE
Desconsiderar efeitos dissipativos.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult.CE, 2001 (adaptado).
Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela