(Upe) Observe a imagem a seguir:
Desde o início do século XX, o sistema capitalista reordenou as relações de trabalho, por meio da organização da produção, o que possibilitou a acumulação do capital de forma flexível. Nesse contexto, o processo produtivo verticalizado, apresentado na imagem, denomina-se:
Questões relacionadas
- Matemática | A.3 Modular
O número de soluções da equação 1/2 | x | . | x-3|=2 . |x – 3/2|, no conjunto R, é
- História | 1.3 União Ibérica
(PUC-RS) A primeira metade do século XVII se caracterizou, na história da colonização portuguesa na América, pelas invasões holandesas no nordeste do Brasil. Sobre esse processo, é INCORRETO afirmar que:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Em uma cidade, os impostos que incidem sobre o consumo de energia elétrica residencial são de 30% sobre o custo do consumo mensal. O valor total da conta a ser paga no mês é o valor cobrado pelo consumo acrescido dos impostos.
Considerando x o valor total da conta mensal de uma determinada residência e y o valor dos impostos, qual é a expressão algébrica que relaciona x e y?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UESPI) Sobre as características do eumiceto mostrado abaixo, analise as afirmativas que se seguem.
1. Com a confecção de lâminas a partir das estruturas acima, seria possível visualizar hifas e micélios, estruturas filamentosas multicelulares.
2. O corpo de frutificação acima, típico de fungos do filo dos zigomicetos, não é formado por tecidos verdadeiros e representa uma fase do ciclo sexual.
3. Nas lamelas (A) do chapéu do cogumelo ocorrem estruturas chamadas basídios, produtoras de esporos sexuais haploides.
Está(ão) correta(s) apenas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Texto base: Diziam que fora minha mãe que antes de morrer pedira para que eu não fosse criado com meu pai. Fiquei assim no engenho do meu avô, aos cuidados da tia Maria. A casa-grande do engenho Corredor quase que não tinha dono. A vel ha Janoca, a minha avó, desde que me entendi de gente não tinha olhos para tomar conta das coisas. Mandava em tudo, sem, porém, dar boa ordem na vida de sua casa. As minhas tias Maria e Naninha viviam já neste tempo como se fossem pernas de governo. A tia mais velha olhava para as relações com o mundo de fora. Se havia visita, se era preciso uma carta, se carecessem de um telegrama, tudo isto seria feito pela tia Maria. Quando o meu avô tinha que sair para ir ao júri ou à Paraíba, quem lhe preparava a camisa, quem lhe botava as abotoaduras nos punhos, era a tia Maria. A velha Janoca tomava partido entre as filhas e criava às vezes preferências odiosas. Aí tudo seria para a sua preferida. O meu avô não dava a menor opinião. Janoca era para ele a última palavra [...] A mulher não o embaraçava na vida, não lhe dava despesas, não criava situações. Apenas era preciso respeitar-lhe o gênio. REGO, José Lins do. Meus verdes anos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
Enunciado:
No fragmento, a personagem tia Maria é descrita como uma pessoa