- a) O trecho evidenciou uma situação de continuidade em relação a cultura indígena no Brasil. Identifique e explique essa situação.
- b) Apesar da resistência, explique como jesuítas se apropriaram da cultura indígena da América Portuguesa.
Questões relacionadas
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(PUCRJ) O óleo de citronela é muito utilizado na produção de velas e repelentes. Na composição desse óleo, a substância representada a seguir está presente em grande quantidade, sendo, dentre outras, uma das responsáveis pela ação repelente do óleo.
A cadeia carbônica dessa substância é classificada como aberta,
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UNESP) Dois vasos, um deles com uma planta heliófi la e outro com uma planta umbrófila, ambas de mesmo porte e com suprimento hídrico adequado, foram expostos durante todo o período da manhã à luz do Sol. Às 12h os vasos foram deslocados para um ambiente coberto, sombreado, com intensidade luminosa reduzida quando comparada àquela do ambiente externo, e com temperatura constante e igual àquela medida às 12h. Os dois vasos permaneceram nesse ambiente até as 18h.
As intensidades da fotossíntese e da respiração dessas plantas foram quantificadas às 12h e às 18h. Verifi cou-se que as plantas não diferiram na quantidade de oxigênio consumido. Os dados obtidos foram registrados no gráfico.
No gráfico, nos dois horários de medição, as barras que mostram a intensidade da fotossíntese na planta heliófi la, a intensidade da fotossíntese na planta umbrófila e a intensidade da respiração comum às plantas são, respectivamente, as de números
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão da obra “ Criança com um Pombo “ – Pablo Picasso (tamanho A3)
Disponível:
https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um- pombo
- Lápis de cor
PROCEDIMENTOS
- Papel cartão ou cartolina branca cortados no tamanho de 10x10cm
- O professor vai iniciar a aula falando um pouco sobre as cores.
- Mostre para as crianças como as cores nos dão uma série de informações a respeito do
mundo que nos rodeia, desde a escolha dos alimentos até as regras de trânsito ou a leitura
fisionômica das pessoas. A cor também é importante para que possamos expressar nossas
idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens artísticas (pintura, desenho,
gravura, teatro, dança).
- Fale um pouco sobre o pintor espanhol Pablo Picasso e suas obras, relacionando os
acontecimentos da vida do pintor com as cores escolhidas por ele para a representação de
cada fase em sua vida (tristeza - azul, paixão-rosa).
- Apresente para as crianças a obra “Criança com um Pombo” (1901) – Pablo Picasso ,que fez
da cor uma expressão de seu trabalho e de sua vida. (coloque a impressão desta obra no
centro da sala onde todos os alunos possam visualizá-la ).
- Instrua as crianças a observar a importância da cor nesta obra destacando as expressões que
retratam sentimentos de tristeza, paixão, alegria. Fale com as crianças , que em suas vidas,
eles podem escolher outras cores para a representação desses sentimentos e de outros
sentimentos.
- À partir desta observação, o professor vai pedir as crianças para fazer um desenho para
expressar um sentimento usando uma cor para representá-lo.
- O professor vai separar a turma em duplas.
- Distribuir 10 cartões para cada dupla .
- Serão 05 cartões para cada criança.
- Cada criança vai tentar mostrar os seus sentimentos com expressões em seu rosto.
- O professor deverá fazer intervenções, questionando-os sobre que cor cada um acredita que representa a expressão que o colega está fazendo( saudade, amor, tristeza , felicidade).
- A outra criança deverá observar o colega e tentará desenhar a expressão e pintar o cartão
com a cor correspondente, evitando desenhos prontos, fotos copiadas ou xerocadas.
- O importante é explorar a expressividade das crianças.
- Depois de terminada a atividade, o professor deverá fazer uma exposição dos desenhos para
a apreciação de todos. Os cartões também poderão ser utilizados na aula para as
brincadeiras, jogo de adivinhação, entre outros.
- Vai ser uma atividade muito divertida.
Fonte: http://colentandosaberes.blogspot.com/2012/10/expressividade-da-cor.html
Criança com um Pombo – Pablo Picasso
Fonte: https://pt.wahooart.com/@@/8EWMXC-Pablo-Picasso-Crian%C3%A7a-com-um-pombo
A EXPRESSIVIDADE DA COR
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UNEB) Em média, os seres humanos respiram automaticamente 12 vezes por minuto e esse ciclo, em conjunto com os batimentos cardíacos, é um dos dois ritmos biológicos vitais. O cérebro ajusta a cadência da respiração às necessidades do corpo sem nenhum esforço consciente. Mas o ser humano tem a capacidade de deliberadamente prender a respiração por curtos períodos. Essa capacidade é valiosa quando se precisa evitar que água ou poeira invadam os pulmões, estabilizar o tórax antes do esforço muscular e aumentar o fôlego quando necessário para se falar sem pausas. Muito antes que a falta de oxigênio ou excesso de dióxido de carbono possa danificar o cérebro, algum mecanismo, aparentemente, leva ao ponto de ruptura, além do qual se precisa desesperadamente de ar.
Uma explicação lógica hipotética para o ponto de ruptura é que sensores especiais do corpo analisam alterações fisiológicas associadas ao inspirar e expirar antes que o cérebro apague. O ponto de ruptura é o momento exato em que uma pessoa em apneia precisa desesperadamente de ar. O treinamento da apneia pode ampliá-la, assim como a meditação, que inunda o corpo com oxigênio, eliminando o dióxido de carbono, CO2.
(Maurício Parkes. 2013. p. 22-27).
A habilidade da hemoglobina presente no sangue para captar ou liberar oxigênio, O2(g) depende da sua pressão parcial (pO2) no ambiente. O gráfico representa a variação dessa pressão parcial sanguíneo em relação ao grau de saturação de oxigênio ligado à hemoglobina. Com base nessas informações, é correto afirmar:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média.
TUCCI, C.E.M.; CLARKE, R.T. Impacto das mudanças da cobertura vegetal no escoamento: erosão. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V. 2, n°. 1 jan./jun. 1997 (fragmento).
Ao analisar três rios com coberturas vegetais distintas ― agrícola, floresta regenerada e floresta natural ― de uma mesma bacia hidrográfica, após uma mesma precipitação, conclui-se que a vegetação é fundamental no comportamento da vazão dos rios, uma vez que a