(COL. NAVAL) A apresentação dos elementos na tabela periódica moderna é feita de forma que a principal característica de cada um determine sua posição relativa aos demais elementos. Quanto à ordenação dos elementos na tabela e ao significado da característica que determina sua posição, é correto afirmar que a organização se dá em ordem:
Questões relacionadas
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Bacteriófagos são vírus capazes de infectar e matar bactérias sem provocar efeito negativo às células animais. O rápido aumento no número de bactérias multirresistentes a drogas, juntamente ao declínio no desenvolvimento de novos agentes antibacterianos, levaram os cientistas a considerar o uso de bacteriófagos para o tratamento de infecções bacterianas. Milhares de bacteriófagos foram caracterizados. A classificação mais utilizada é quanto ao tipo de ciclo biológico, que implica a adesão e a invasão da bactéria. Para iniciar a adesão, estruturas do bacteriófago têm de reconhecer variedades cepa-específicas de receptores bacterianos. Devido à sua habilidade específica de matar bactérias, apenas os bacteriófagos líticos são usados para o tratamento de infecções bacterianas.
PRINCIPI et al. Advantages and Limitations of Bacteriophages for the Treatment of Bacterial Infections. Frontiers in Pharmacology. Maio, 2019 (Adaptação).
A abordagem terapêutica descrita representa uma alternativa ao uso de antibióticos, pois sua entidade biológica é capaz de
- Física
O filósofo e matemático Tales (580 - 546 a.C.), a quem se atribui o início do estudo da eletricidade estática, observou que um pedaço de âmbar atraía pequenas sementes de grama, quando esfregado com pele de animal.
O médico inglês William Gilbert (1544 - 1603)iniciou um estudo mais cuidadoso na observação dos fenômenos elétricos.Verificou que outros corpos podem ser eletrizados e, além disso, que há uma distribuição igualitária de cargas elétricas entre dois corpos eletrizados, que são postos em contato entre si, no equilíbrio eletrostático.
A figura a seguir representa a quantidade inicial de cargas elétricas dos corpos idênticos A,B e C
Se os corpos A e B entram em contato entre si e se afastam e, a seguir, o corpo Bentra em contato com o corpo C e ambos se afastam, a quantidade de carga final do corpo C será de
- Literatura | 2. Produção Medieval
(PUC-SP) Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante, com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na igreja. Nesta obra, há a figura do frade, severamente censurado como um sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdo NÃO se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo religioso.
- Matemática
Se na expressão então:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIFACS) Como um pregador que anuncia um inferno de “fogo e enxofre”, Nathan S. Lewis vem proferindo um discurso sobre a crise energética que é, ao mesmo tempo, aterrador e estimulante. Para evitar um aquecimento global potencialmente debilitante, o químico do California Institute of Technology, Caltech, afirma que a civilização deve ser capaz de gerar mais de 10 trilhões de joules de energia limpa e livre de carbono até 2050. O Sol lança mais energia sobre a Terra por hora do que a energia que a humanidade consome em um ano. Lewis ressalta que folhas artificiais que captem seus raios e produzam combustível químico em massa no local, de modo muito semelhante ao das plantas, queimem esse combustível para movimentar carros e gerar calor ou energia elétrica.
O laboratório de Lewis é um de vários que produzem protótipos de folhas, não muito maiores que chips de computadores, para produzir combustível de hidrogênio a partir de água, em vez da glicose gerada por folhas naturais. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a queima do hidrogênio é limpa. Para abastecer os Estados Unidos de energia, Lewis calcula que, em vez de dispositivos específicos, parecidos com chips, o país precisaria produzir películas de captação solar, finas e flexíveis, que saíssem de linhas de produção de alta velocidade, como jornais. Essas lâminas, ou membranas, deveriam ser de baixo custo como carpetes sob medida e, por fim, cobrir uma área de aproximadamente 53 mil km², equivalente à superfície da Paraíba, no Brasil. (REGALATO. COMO um pregador..., 2011).
Sabendo-se que a intensidade da energia solar que atinge a superfície terrestre é de 0,91 kW/m², é correto afirmar que a energia acumulada, em J, na folha artificial com área de 53 mil km², durante 10,0h de insolação, incidindo perpendicularmente sobre a superfície, é da ordem de