A GUERRA FRIA
Texto base: Analise a imagem a seguir. Legenda: É este o amanha? A América debaixo do comunismo. Disponível em: <http://goo.gl/B8Xpb8>. Acesso em: 05 mar. 2014.
Enunciado:
Esta peça publicitária produzida nos Estados Unidos durante a Guerra Fria evidencia
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Materiais:
- Um retroprojetor
- Papel colorset preto
Desenvolvimento:
Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:
A lenda de sua origem
Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.
Dividir a turma em grupos.
Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.
Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.
Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.
Observações:
- Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
- Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
- Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Sobre uma mesa plana alguns estudantes conseguiram montar um experimento simples, usando dois corpos cujas massas são: m=3 kg e M=7kg em que simulam duas situações distintas, conforme a descrição e a figura a seguir.
I. Não existe o atrito.
II. Existe o atrito com um coeficiente de atrito no valor de 2/7
Tendo em vista as duas situações (I – sem atrito e II – com atrito) e admitindo-se que o atrito na polia e a sua massa são desprezíveis e a aceleração da gravidade é g=10 m/s2então, pode-se afirmar que as acelerações a1 e a2 nos casos I e II são, em m/s2 iguais respectivamente a: