Sobre uma mesa plana alguns estudantes conseguiram montar um experimento simples, usando dois corpos cujas massas são: m=3 kg e M=7kg em que simulam duas situações distintas, conforme a descrição e a figura a seguir.
I. Não existe o atrito.
II. Existe o atrito com um coeficiente de atrito no valor de 2/7
Tendo em vista as duas situações (I – sem atrito e II – com atrito) e admitindo-se que o atrito na polia e a sua massa são desprezíveis e a aceleração da gravidade é g=10 m/s2então, pode-se afirmar que as acelerações a1 e a2 nos casos I e II são, em m/s2 iguais respectivamente a:
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UESB) É importante ressaltar que Charles Darwin não tirou suas ideias do nada, ou da queda de uma maçã. Ele estava intensamente comprometido com as ideias sobre o mundo que eram vigentes em sua época. Além disso, era um jovem muito interessado em ideias, principalmente as que explicavam os padrões da diversidade da vida na Terra. Dessa forma, Darwin não passou por um momento de revelação, ou de arroubo criativo, mas por um longo período de reflexão (criativa) e questionamentos. Ele teve perseverança para obter respostas, e algumas boas respostas, para fenômenos que não faziam sentido na visão de seu tempo. As boas respostas para Darwin eram aquelas que se conformavam ao maior número possível de fatos observados. (LANDIM, 2009, p. 22)
Considerando-se as contribuições originais apresentadas pelo darwinismo para elucidar as questões científicas a respeito da capacidade dos seres vivos de evoluir ao longo do tempo, é correto afirmar:
- História | 6.11 Crise de 29
O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno – o único que é importante – pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos lavradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego.
CROUZET, M. Os Estados perante a crise, In: História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado).
Tendo como referência os condicionantes históricos do entre guerras, as medidas governamentais descritas objetivavam
- Matemática | 2.1 Conjuntos
(UDESC) Joana leciona quatro disciplinas em uma instituição de ensino: C1, C2, A1 e A2,sendo que um aluno só pode cursar C2 se já tiver sido aprovado em C1 e só pode cursar A2 se já tiver sido aprovado em A1 Sabe-se que em cada uma das disciplinas há exatamente 40 matriculados. 20% dos matriculados em A1 cursam apenas A1,30% dos matriculados em C1 cursam apenas C1 e 40% dos matriculados em A2 cursam apenas A2 o número de matriculados em A1 e C1 é igual ao dobro do número de matriculados somente em C2 o número de matriculados somente em C2 é igual a um terço da soma do número de matriculados somente nas disciplinas A1, A2 e C1.
Analise as proposições em relação às informações, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) A professora tem 104 alunos distintos.
( ) 40 alunos estão matriculados em exatamente duas disciplinas lecionadas pela professora Joana.
( ) 48 dos alunos estão matriculados somente em uma disciplina com a professora Joana. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. - Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia a crônica. Papos – Me disseram... – Disseram-me. – Hein? – O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. – Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? – O quê? – Digo-te que você... – O “te” e o “você” não combinam. – Lhe digo? – Também não. O que você ia me dizer? Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? – Partir-te a cara. – Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. – É para o seu bem. – Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... – O quê? – O mato. – Que mato? – Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? – Eu só estava querendo... – Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! – Se você prefere falar errado... – Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? – No caso... não sei. – Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? – Esquece. – Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. – Depende. – Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. – Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. – Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dá. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. – Por quê? – Porque, com todo este papo, esqueci-lo. VERISSIMO, Luís Fernando. Comédias para se Ler na Escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 65
Qual foi o conflito gerador do diálogo entre os interlocutores?
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UTFPR) Em muitos animais, o sistema respiratório e o sistema circulatório apresentam relação funcional entre si. Em relação aos dois sistemas, considere as proposições a seguir.
I. Hematose é a transformação do sangue venoso em arterial.
II. O sangue que chega aos pulmões é sangue arterial e rico em oxigênio.
III. A veia pulmonar transporta sangue venoso do pulmão ao coração.
IV. A artéria pulmonar transporta sangue venoso até o pulmão.
Estão corretas apenas: