(UTFPR) Em muitos animais, o sistema respiratório e o sistema circulatório apresentam relação funcional entre si. Em relação aos dois sistemas, considere as proposições a seguir.
I. Hematose é a transformação do sangue venoso em arterial.
II. O sangue que chega aos pulmões é sangue arterial e rico em oxigênio.
III. A veia pulmonar transporta sangue venoso do pulmão ao coração.
IV. A artéria pulmonar transporta sangue venoso até o pulmão.
Estão corretas apenas:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02.4. Brasil: um país dividido
Ao chegar ao litoral brasileiro, os portugueses avistaram um monte ao qual deram o nome de Monte Pascoal, por ser aquele dia um domingo de Páscoa.
O Monte Pascoal está localizado em que cidade e estado brasileiro?
- Matemática | 1.08 Potenciação
Pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Viena, na Áustria, produziram miniaturas de objetos em impressoras 3D de alta precisão. Ao serem ativadas, tais impressoras lançam feixes de laser sobre um tipo de resina, esculpindo o objeto desejado. O produto final da impressão é uma escultura microscópica de três dimensões, como visto na imagem ampliada.
A escultura apresentada é uma miniatura de um carro de Fórmula 1, com 100 micrômetros de comprimento. Um micrômetro é a milionésima parte de um metro.
Usando notação científica, qual é a representação do comprimento dessa miniatura, em metro?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
QUAIS SÃO OS ANIMAIS MAIS BARULHENTOS?
O som mais ensurdecedor que você já ouviu foi num show de heavy metal? Ou numa pista de aeroporto durante uma decolagem? Ou nas avenidas movimentadas de uma grande cidade? Pois esses barulhos são pouco mais que sussurros se comparados a alguns sons que os animais são capazes de produzir.
(...)
MODALIDADE GRITO EM ALTURA (em decibéis)
Disponível em <http://revistagalileu.globo.com/> Acesso em 10/04/2010
Copie do gráfico a altura do grito dos animais indicados. Complete o quadro a partir dos números copiados do gráfico.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo
Na Terra, micróbios produzem o gás, o que leva à inevitável questão:
eles estão por lá também?
A descoberta de misteriosas emissões de metano em Marte, feita pelo jipe americano Curiosity, pode dar novo foco às próximas sondas enviadas ao planeta vermelho. É preciso agora identificar a origem desse gás.
Na Terra, a maior parte das emissões de metano é produzida por atividade biológica. Micróbios que processam gás carbônico e emitem o gás são comuns por aqui.
A história em Marte, contudo, pode ser outra. Uma das possibilidades é que o metano seja produzido por processos geológicos, como a reação do mineral olivina com água no subsolo.
A detecção aconteceu cerca de um ano e meio depois do pouso do Curiosity na cratera Gale, no planeta vermelho. As medições iniciais surpreenderam, pois produziram uma concentração de metano muito menor do que a estimada por observações orbitais.
Contudo, durante cerca de 60 dias, entre o fim de 2013 e o começo de 2014, o jipe viu um aumento de cerca de dez vezes na concentração do gás. Os cientistas foram capazes de descartar a hipótese de que a emissão se dá pela reação de compostos orgânicos trazidos por meteoritos e poeira cósmica com a radiação ultravioleta do Sol.
Em vez disso, ficou claro que alguma coisa está borbulhando o metano para a atmosfera, onde ele é rapidamente destruído. O enigma é biológico ou geológico?
“Agora é preciso dar prioridade em missões futuras para determinar isso”, afirma Jonathan Lunine, da Universidade Cornell, pesquisador que não participou da descoberta, publicada on-line pela revista Science.
Nasa acha metano em Marte e gera entusiasmo. In: Folha de S.Paulo. 18 dez. 2014.
De acordo com o texto, é preciso pesquisar se
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Luiza tinha um terreno quadrado medindo x metros de lado. Ela comprou mais 3 m de frente e 5 m de largura, conforme ilustra a figura a seguir.
O polinômio que representa a nova área do terreno após a compra é: