Luiza tinha um terreno quadrado medindo x metros de lado. Ela comprou mais 3 m de frente e 5 m de largura, conforme ilustra a figura a seguir.
O polinômio que representa a nova área do terreno após a compra é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
Devia comprar também os espíritos de porco, pois o Brasil tá cheio!
Ao invés de um ponto final, suponha, conforme características sintáticas, que a fala do personagem na charge apresenta um Período Composto por Subordinação, de forma que a oração anteriormente destacada expresse uma situação de efeito ou motivo que desencadeia a primeira oração e o sentido estabelecido. De acordo com essas informações, CLASSIFIQUE essa Oração Subordinada destacada.
Sabemos que na Língua Portuguesa há verbos que por si só possuem sentido completo, mas também sabemos que há aqueles que, para serem compreendidos, necessitam de complementos. É como se disséssemos mais ou menos assim:
• Ora, eu li o quê?
• Como se não bastasse, preciso exatamente do quê?
Tais exemplos serviram-nos de base para que possamos, antes de tudo, compreender o que é Regência Verbal. Ela nada mais é do que a relação existente entre o verbo e seus respectivos complementos – Transitivo Direto (objeto sem preposição) ou Transitivo Indireto (objeto com preposição). Trata-se, portanto, de uma recorrência à qual devemos dedicar nossa inteira atenção, pois não se encontra adequada ao padrão formal da linguagem.
Analise alguns casos a seguir que costumam ser usados na Linguagem Popular. Em seguida responda as questões 30, 31 e 32.
1. Gostamos imensamente do filme que assistimos.
2. A diretoria é o cargo que ela aspira.
3. Minha irmã é a pessoa que confio.
4. O nome da rua que moro faz alusão a um fato histórico.
5. O restaurante que comi é um dos mais bem conceituados da cidade
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Observe as imagens.
Quais imagens apresentam suportes de pintura?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a charge a seguir e responda a questão. Fonte: FONTE: NOVAES, Carlos Eduardo e LOBO, César: História do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas. São Paulo: Ática. 2007. p
Enunciado:
Valendo-se da charge, aponte os efeitos negativos da política econômica adotada pelo governo JK.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
O progresso da tecnologia introduziu diversos artefatos geradores de campos eletromagnéticos. Uma das mais empregadas invenções nessa área são os telefones celulares e smartphones. As tecnologias de transmissão de celular atualmente em uso no Brasil contemplam dois sistemas. O primeiro deles é operado entre as frequências de 800 MHz e 900 MHz e constitui os chamados sistemas TDMA/CDMA. Já a tecnologia GSM, ocupa a frequência de 1.800 MHz.
Considerando que a intensidade de transmissão e o nível de recepção “celular” sejam os mesmos para as tecnologias de transmissão TDMA/CDMA ou GSM, se um engenheiro tiver de escolher entre as duas tecnologias para obter a mesma cobertura, levando em consideração apenas o número de antenas em uma região, ele deverá escolher: