Explicaê

01

 Imagem

 

Materiais:

  

 

  • Um retroprojetor
  • Papel colorset preto

       

  Desenvolvimento:  

      

Realizar uma breve introdução sobre o teatro de sombras:  

   

A lenda de sua origem  

   

Existe uma lenda chinesa da origem do teatro de sombras. Diz a lenda que no ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte da sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.  

O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.  

Houve uma apresentação para o imperador e a sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.  

   

Pode-se perguntar aos alunos se conhecem ou já foram ao teatro ou ao teatro de sombras e pedir que relatem suas experiências. Logo em seguida expor a experiência de realizar um teatro de sombras com as mãos.  

Dividir a turma em grupos.  

Neste momento distribuir os cartõeszinhos com os movimentos que definirão as formas das sombras para cada grupo treinar.  

   

Depois de determinado tempo (10 minutos) ligar então o retroprojetor na sala escura e deixar que as crianças explorem a técnica de maneira livre.  

   

Num segundo momento os grupos se reunirão para inventar uma pequena história a ser contada usando como personagens as figuras geradas como sombras pelas mãos.  

   

  Observações:   

  • Sugiro ao professor realizar o registro fotográfico de toda a aula para possível exposição.
  • Sugiro também que você, caro professor, já tenha treinado compor as figuras com as mãos para orientar seus alunos!
  • Conforme a maturidade da turma pode-se estender a pesquisa para pequenas formas recortadas no papel colorset preto e inserir nas apresentações uma trilha sonora ou usar até mesmo somente música para compor as apresentações.