Texto base: Leia, a seguir, um fragmento de texto didático de Ciências. Em seguida, responda à questão.
Enunciado:
Releia o excerto:
Indique, na linha a seguir, o termo retomado pelo pronome relativo em destaque.
________________________________
Questões relacionadas
- Matemática | 15.2 Reta
Sejam y = m1x + b1 e y = m2x + b2 as equações das retas tangentes à elipse x² + 4y² - 16y + 12 = 0 que passam pelo ponto P(0,0). O valor de (m²1 + m²2) é:
- Biologia | 11.4 Sistema Excretor
O “The Kidney Project” é um projeto realizado por cientistas que pretendem desenvolver um rim biônico que executará a maioria das funções biológicas do órgão. O rim biônico possuirá duas partes que incorporam recentes avanços de nanotecnologia, filtração de membrana e biologia celular. Esse projeto significará uma grande melhoria na qualidade de vida para aquelas pessoas que dependem da hemodiálise para sobrevivência.
Disponível em: https://pharm.ucsf.edu. Acesso em: 26 abr. 2019 (adaptado).
O dispositivo criado promoverá diretamente a:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UFPI) A porção dilatada sobre a qual se inserem os verticilos florais é denominada:
- Biologia | 10. Zoologia
Recentemente, foi descoberta uma nova espécie de inseto flebotomídeo, batizado de Lutzomya maruaga. O novo inseto possui apenas fêmeas que se reproduzem a partir da produção de ovos sem a intervenção de machos, em um processo conhecido como partenogênese. A espécie está restrita a uma caverna na região amazônica, não sendo encontrada em outros lugares. O inseto não se alimenta de sangue nem transmite doenças, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gênero. Os adultos não se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da caverna. Essa dieta larval acumularia reservas a serem usadas na fase adulta.
Ciência hoje, Rio de Janeiro, v. 42, nº 252, set. 2008 (adaptado).
Em relação a essa descoberta, vê-se que a nova espécie de flebotomídeo:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.
As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma: