Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Observe as informações da tabela.. Bolachas e biscoitos. Disponível em http://boaforma.uol.com.br/tabela-calorias/bolachas-e-biscoitos.htm. Acesso em: 12 maio 2015. Fragmento
Enunciado:
Qual é o peso, em gramas (g), de uma unidade de cada tipo de biscoito?
- História | 1.1 Pré-Colonial
[...] todos pardos, todos nus, sem nenhuma cousa que cobrisse suas vergonhas [...] E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os depuseram. Mas não pôde deles haver fala nem entendimento que aproveitasse, por o mar quebrava na costa. Somente deu-lhes barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça, e um sombreiro preto. E um deles lhe deu um sombreiro de penas de ave, compridas, com uma copazinha de penas vermelhas e pardas, como papagaio.
Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal (1500). VOT2021
O documento acima é considerado a certidão de nascimento do Brasil. Nele, o escrivão Caminha descreve os primeiros contatos com os nativos dessas terras. Sobre a imagem que se teve dos índios, o escrivão
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A morte era vista pelos egípcios como um ritual de passagem para a vida no além. No tribunal dos mortos, as almas tinham a sua vida passada julgada pelo deus Osíris. Observe abaixo a imagem que mostra essa jornada ao além.
A partir da análise da imagem, assinale a alternativa correta:
- História | 5.1 Expansão Marítima
(PUC-SP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“O Descobrimento da América, no quadro da expansão marítima europeia, deu lugar à unificação microbiana do mundo. No troca-troca de vírus, bactérias e bacilos com a Europa, África e Ásia, os nativos da América levaram a pior. Dentre as doenças que maior mortandade causaram nos ameríndios estão as 'bexigas', isto é, a varíola, a varicela e a rubéola (vindas da Europa), a febre amarela (da África) e os tipos mais letais de malária (da Europa mediterrânica e da África). Já a América estava infectada pela hepatite, certos tipos de tuberculose, encefalite e pólio. Mas o melhor 'troco' patogênico que os ameríndios deram nos europeus foi a sífilis venérea, verdadeira vingança que os vencidos da América injetaram no sangue dos conquistadores. Traços do trauma provocado por essas doenças parecem ter-se cristalizado na mitologia indígena. Quatro entidades maléficas se destacavam na religião tupi no final dos Quinhentos: Taguaigba ('Fantasma ruim'), Macacheira ou Mocácher ('O que faz a gente se perder'), Anhanga ('O que encesta a gente') e Curupira ('O coberto de pústulas'). É razoável supor que o curupira tenha surgido no imaginário tupi após o choque microbiano das primeiras décadas da descoberta.”
Luiz Felipe de Alencastro. “Índios perderam a guerra Bacteriológica”.Folha de S. Paulo, 12.10.1991, p. 7. Adaptado.
O texto expõe uma das características mais importantes da expansão marítima europeia dos séculos XV e XVI,
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UEFS) Em 2013, pesquisadores norte-americanos anunciaram a criação artificial de uma plaqueta, elemento fundamental para a coagulação sanguínea. A molécula sintética foi desenvolvida pelos cientistas para acelerar esse processo e evitar a perda de sangue, que pode ser fatal, em lesões graves, como as ocorridas em acidentes de trânsito e guerras; a plaqueta também poderá ser usada para tratar doenças, como a hemofilia. A coagulação sanguínea é uma sequência complexa de reações químicas que resultam na formação de um coágulo a fim de parar o sangramento e ajudar a reparar o tecido danificado.
(EM 2013..., 2015)
Sobre a fisiologia da coagulação sanguínea humana, é correto afirmar: