A pele é um órgão bastante complexo de nosso organismo e é responsável por diversas funções essenciais à vida. Assinale a alternativa que apresenta somente informações corretas sobre a pele.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A Origem da Humanidade
"(...) Um passo importante rumo ao topo foi a domesticação do fogo. Já há 800 mil anos, algumas espécies humanas faziam uso esporádico do fogo. Por volta de 300 mil anos atrás, os Homo erectus, os neandertais e os antepassados do Homo Sapiens usavam o fogo diariamente. Os humanos agora tinham uma fonte confiável de luz e de calor e uma arma letal contra os leões à espreita. (...) Mas a melhor coisa que o fogo possibilitou foi o hábito de cozinhar."
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 2017 p.20.
Analisando o texto, assinale as afirmações com (V) para verdadeiras e (F) para as falsas e marque a opção que responde corretamente às opções.
( ) Uma explicação aceita sobre o desenvolvimento do Homem foi o domínio do fogo e seu uso como arma.
( ) A partir do uso do fogo como fonte de luz, o homem deixou de caçar seus animais e começou a dedicar-se à agricultura.
( ) O uso do fogo foi uma descoberta feita pelo Homo Sapiens que possibilitou seu domínio sobre outras espécies humanas.
( ) A utilização do fogo para o cozimento de alimentos foi uma das mais importantes descobertas feitas pelo homem.
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(PUCMG) A tabela apresenta a composição química de uma água mineral.
É INCORRETO afirmar que um litro dessa água possui:
Dados: H = 1; C = 22; Ba = 137; Ca = 40; O = 16; F = 19; Mg = 24; K = 39: Na = 23.
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
Observe a tela a seguir.
Bárbara Rochlitz. Amarelinha.
Disponível em: http://www.ardies.com/artistas/pinturas/visualizar/barbara_visualizar_obras.html#tres. Acesso em: 02 jul. 2016.
Após observar o quadro acima que retrata o trecho de uma rua, converse com os colegas e com o professor sobre as questões a seguir:
- a) Como é essa rua? ______________________________________________________________________________
- ________________________________________________________________________________________________
b) O que as pessoas retratadas no quadro estão fazendo? _________________________________________________
Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os EspaçosObserve a tela a seguir.
Bárbara Rochlitz. Amarelinha.
Disponível em: http://www.ardies.com/artistas/pinturas/visualizar/barbara_visualizar_obras.html#tres. Acesso em: 02 jul. 2016.
Após observar o quadro acima que retrata o trecho de uma rua, converse com os colegas e com o professor sobre as questões a seguir:
- a) Como é essa rua? ______________________________________________________________________________
- ________________________________________________________________________________________________
b) O que as pessoas retratadas no quadro estão fazendo? _________________________________________________
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
15. MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (you-tube)
- Cotonetes
- Tinta guache nas cores vermelho, azul e amarelo
- Papel ofício
- Pano para limpeza
- Jornal
- Pratinhos de plástico
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundarias.
Cores Secundárias: São as cores formadas a partir da combinação de duas primárias.
- Este trabalho será feito em duplas. O professor vai pedir as crianças para se sentar
em duplas.
- Forrar as mesas com jornal
- Distribuir os pratinhos, já com as tintas nas cores primárias.
- Com antecedência, o professor vai fazer riscos na posição horizontal, na folha oficio,
de uma ponta até a outra.
- Distribuir as folhas para as crianças.
- Pedir para cada criança ir misturando as cores com o cotonete, em outro pratinho
descobrindo as cores secundárias.
- Instruir as crianças para pintar com o cotonete, fazendo bolinhas até preencher todo
o espaço da folha.
- Depois que os desenhos estiverem todos pintados , pedir as crianças para recortar e colar em
um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas cores
secundárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de moldura para
esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos
posteriormente.
Fonte: http://jisjoaosalaa.blogspot.com/2014/10/
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Matemática | B. Regra de Três
Três agricultores resolveram alugar um trator para arar a terra. combinaram que o custo do aluguel seria dividido de acordo com o tempo de uso de cada um.Após ararem, pagaram pelo aluguel do trator valor de 486 reais.Sabendo que paulo usou o trator por 4 horas Pedro usou por 6 horas e Antonio usou por 8 horas então Pedro deve pagar: