"(...) Um passo importante rumo ao topo foi a domesticação do fogo. Já há 800 mil anos, algumas espécies humanas faziam uso esporádico do fogo. Por volta de 300 mil anos atrás, os Homo erectus, os neandertais e os antepassados do Homo Sapiens usavam o fogo diariamente. Os humanos agora tinham uma fonte confiável de luz e de calor e uma arma letal contra os leões à espreita. (...) Mas a melhor coisa que o fogo possibilitou foi o hábito de cozinhar."
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 2017 p.20.
Analisando o texto, assinale as afirmações com (V) para verdadeiras e (F) para as falsas e marque a opção que responde corretamente às opções.
( ) Uma explicação aceita sobre o desenvolvimento do Homem foi o domínio do fogo e seu uso como arma.
( ) A partir do uso do fogo como fonte de luz, o homem deixou de caçar seus animais e começou a dedicar-se à agricultura.
( ) O uso do fogo foi uma descoberta feita pelo Homo Sapiens que possibilitou seu domínio sobre outras espécies humanas.
( ) A utilização do fogo para o cozimento de alimentos foi uma das mais importantes descobertas feitas pelo homem.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Conflito pela Água
A previsão é que, nesse ano, 2,3 bilhões de pessoas – mais de 40% da população mundial – não terão acesso à água se medidas não forem tomadas. “O aumento da demanda torna a situação mais complicada. As dificuldades hoje são mais visíveis e há mais conflitos regionais”, afirma Gérard Payen, consultor do secretário-geral da ONU. Ele diz que os conflitos normalmente ocorrem dentro de um mesmo país, já que a população tem necessidades diferentes em relação à utilização da água (para a agricultura ou o consumo, por exemplo) e isso gera disputas. Problemas também são recorrentes entre países com rios transfronteiriços, que compartilham recursos hídricos, como ocorre entre o Egito e o Sudão ou, ainda, entre a Turquia, a Síria e o Iraque.
Disponível em:http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012 acesso em: 07/07/2012
A crise hídrica no mundo vem agravando-se e com ela a possibilidade de conflitos, uma vez que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
A luta com as palavras
Os cantadores sertanejos atravessam grandes distâncias, movidos pelo prazer do enfrentamento. Quando tem início a peleja, ou o desafio, cada um, viola em punho, improvisa seus versos a fim de derrotar o outro. Um duelo poético surpreende e encanta o público, que acompanha atentamente a disputa. Nessa “luta”, as armas que valem são a imaginação, a rapidez do pensamento e a habilidade com a palavra.
O desafio começa com cada um dos cantadores puxando a brasa para a sua sardinha. Fazem na apresentação, o auto-elogio, contando seus feitos e bravatas, e criticando o adversário. O tom jocoso (de alegre gozação) é muito usado, divertindo aos que assistem à disputa. Depois, os poetas louvam as pessoas presentes: a dona da casa, as suas filhas, etc. É só um aquecimento para a peleja, que prossegue cada vez mais acirrada, até a derrota de um dos participantes.
Um dos truques para atrapalhar o outro é, lá pelo meio da cantoria, mudar a forma da poesia, que costuma ir da mais comum, a sextilha (com estrofes de seis versos e sete sílabas), até o “martelo agalopado” (dez versos de dez sílabas). O improviso corre solto e os desafios podem durar horas, até noites inteiras.
Ciência Hoje das crianças. Revista de divulgação científica para crianças. Ano 17, nº 144/ Março de 2004
De acordo com o texto, o que é "peleja sertaneja"?
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Leia os fragmentos a seguir. I Sob o pretexto de buscar penas de cores vibrantes para chapéus femininos das inglesas da Era Vitoriana, o inglês Henry Wickham desembarcou em fins do século 19 no coração da Floresta Amazônica com outro plano em mente: furtar sementes de seringueira, enroladas em folhas de banana, para serem entregues ao Jardim Botânico Real da Inglaterra. Foi assim que a árvore nativa da Amazônia foi retirada de seu habitat natural e, apesar das especulações de que não resistiria em outros climas, algumas sementes (cerca de 2,7 mil das 70 mil furtadas) germinaram e foram enviadas às colônias da Inglaterra, como Malásia, Cingapura e Ceilão. II A produção da borracha nas colônias inglesas era mais organizada, afinal as seringueiras foram plantadas enfileiradas, uma monocultura, bem diferente do Brasil, onde as seringueiras estão espalhadas pela floresta. Nas colônias, localizadas na Ásia, a plantação deu certo porque lá não havia – e não há até hoje – uma praga de fungos ou insetos que mata as seringueiras. No Brasil, plantar as seringueiras em fileiras seria inviável pelo risco de se perder todo o investimento de uma hora para outra, como aconteceu com o empreendedor norte-americano Henry Ford. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/trafico-de-semente-fez-ruir-ciclo-da-borracha-caitl4phpdvt4f5zzipbt6gr2>
Acesso em: 17 fev. 2018.
Os dois textos relatam o sucesso alcançado pelo cultivo das seringueiras em países asiáticos, ainda no século XIX, e que fez a região se tornar a maior produtora de borracha. Todo esse êxito só foi possível graças a um conjunto de técnicas agrícolas, que envolve desde a área escolhida até o emprego de tecnologia utilizada. No continente asiático, tal conjunto de técnicas pode ser classificado como:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Uneb) O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna. A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose. Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica. A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH2O(l)→ nC6H12O6(aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático. As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215oC sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluida, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação.
(SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
Tendo em vista os principais desafios tecnológicos na produção de etanol celulósico, de segunda geração, a partir de biomassa de cana-de-açúcar, e com base na equação química que representa a hidrólise da celulose, é correto afirmar:
- Matemática | 10. Estatística
No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor marca apenas uma alternativa dentre as seis opções de respostas, sendo que a alternativa escolhida está associada a uma nota entre os valores 1, 3, 5, 7, 8 e 9.
Um leitor respondeu ao teste, obtendo as notas de sorte e de azar para as perguntas e representou-as no Quadro 1.
O resultado do teste x é calculado como sendo a diferença entre as médias aritméticas das notas de sorte e de azar, nessa ordem. A classificação desse resultado é dada de acordo com o Quadro 2.
SANTI,A.; KIST, C. Sorte: manual de instruções. Superinteressante. ago. 2012 (adaptado).
De acordo com os dados apresentados, a classificação do resultado do teste desse leitor é: