28. Materiais:
• Cartolina no tamanho A4
• Lápis grafite 2B, 4B e 6B
• Tesoura sem ponta
• Imagens propostas na atividade impressas em cor no tamanho A4
Desenvolvimento:
1 - Apresentar aos alunos as seguintes imagens:
Disponível em: http://ifbainfohistoria.blogspot.com.br/2011/06/arte-egipcia.html. Acesso em: 9 maio 2012
Disponível em: http://edilenef.blogspot.com.br/2009/04/aula-15-luz-e-sombra_07.html. Acesso em: 9 maio 2012.
2 - Apresente as imagens para os alunos (faça uma bela impressão colorida no tamanho A4 e apresente-as num paspatur preto) e pergunte: qual destas imagens possui volume? Quais as características definem o volume nestas imagens?
3 - Deixe que os alunos respondam baseados no estudo do assunto no livro de Arte.
4 - Em seguida, entregue a cada aluno uma cartolina no tamanho A4. Peça para que coloquem o papel sobre a carteira no sentido horizontal e dividam a folha ao meio com um traço.
5 – Agora, proponha a eles o desenho, apenas em linhas, de um dos detalhes que compõem as duas imagens. De um lado do papel a egípcia, e do outro lado, a Monalisa, de Leonardo da Vinci.
6 - Em seguida, proponha que invertam o tratamento das imagens construindo volume na imagem egípcia e retirando o volume da obra de Monalisa.
Observações:
1 - Professor, importa aqui mais o exercício do fazer do que a fidelidade às imagens ou o resultado perfeito. Auxilie seus alunos a executarem a tarefa com esmero, cuidado e capricho. Aqueles que tiverem maior facilidade poderão assessorar os demais.
2 - Uma técnica interessante é esfumaçar o grafite sobre o desenho e passar o dedo por cima espalhando a sombra nos lugares desejados.
3 - Caso julgue interessante, poderá ser feito um primeiro desenho de detalhes conforme se apresentam na imagem e em seguida propor a inversão da prática.