33. Texto base: Leia o trecho de música que faz uma crítica a estratégias usadas por algumas empresas que geram o aumento de impactos ambientais. 3ª do Plural [...] Corrida pra vender os carros Pneu, cerveja e gasolina Cabeça pra usar boné E professar a fé de quem patrocina [...] Satisfação garantida Obsolescência programada Eles ganham a corrida Antes mesmo da largada [...] GESSINGER, Humberto. In: Engenheiros do Hawaii. Surfando Karmas e DNA. CD Universal Music, 2002. (Fragmento)
Enunciado:
As estratégias mencionadas no texto intensificam os impactos ambientais por que
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text.
Available at http://www.sciencekids.co.nz/sciencefacts/animals/alligator.html , accessed January 2019.
Answer the questions.
- A) How many species of alligators are there? What are they?
_______________________________________________________________________________
- B) What are the physical characteristics of alligators?
______________________________________________________________________________
- C) What do the alligators eat?
______________________________________________________________________________
- B) Name two interesting facts about alligators.
______________________________________________________________________________
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Ao comer um típico acarajé preparado por uma baiana em Salvador ou se deliciar com uma moqueca capixaba feita em uma panela de barro, você pode estar saciando não só a sua fome de comida, mas também a de cultura. É que o modo de fazer o acarajé e o processo de produção da panela de barro são exemplos de patrimônios imateriais do Brasil. [...] Declarar uma tradição como patrimônio imaterial do Brasil é uma forma de reconhecer sua importância para o país e garantir que ela não se perca com o tempo. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/das-baianas-do-acaraje-ao-frevo/>.
Acesso em: 13 jan. 2016. Vocabulário:
Saciando – satisfazendo.
Enunciado:
Entre os bens que compõem o patrimônio nacional, o que pertence à mesma categoria citada no texto está representado em:
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
Três esferas metálicas idênticas A, B e C estão eletrizadas com cargas respectivamente iguais a QA = 6,0 µC, QB = – 8,0 µC e QC = 3,0 µC. Colocam-se em contato, sucessiva e separadamente, as esferas A e B e depois B e C. Supondo que só haja troca de cargas elétricas entre as esferas, ao final do processo, as esferas A, B e C estarão eletrizadas, respectivamente, com cargas
- Química | 2.6 Eletroquímica
A nanotecnologia é responsável pelo aprimoramento de diversos materiais, incluindo os que são impactados com a presença de poluentes e da unidade na atmosfera, causadores de corrosão. O processo de corrosão é espontâneo e provoca a deterioração de metais como o ferro, que, em presença de oxigênio e água, sofre oxidação, conforme ilustra a equação química:
4 Fe(s) + 2 H2O(l) + 3 O2(g) ® 2 Fe2O3 · H2O(s)
Uma forma de garantir a durabilidade da estrutura metálica e a sua resistência à umidade consiste na deposição de filmes finos nanocerâmicos à base de zircônia (ZrO2) e alumina (Al2O3) sobre a superfície do objeto que se deseja proteger.
CLEMENTE, G. A. B. F. et al. O uso de materiais híbridos ou nanocompósitos como revestimentos anticorrosivos do aço. Química Nova, n. 9, 2021 (adaptado).
Essa nanotecnologia aplicada na proteção contra a corrosão se baseia no(a)
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Em 1697, publicou-se, em Lisboa, “A arte da língua de Angola”, a mais antiga gramática de uma língua banto, escrita na Bahia, para uso dos jesuítas, com o objetivo de facilitar a doutrinação de negros angolanos. Os aportes bantos ou “bantuismos”, palavras africanas que se incorporaram à língua portuguesa no Brasil, estão associados ao regime da escravidão (senzala, mucama, banguê, quilombo). A maioria dessas palavras está completamente integrada ao sistema linguístico do português brasileiro, formando derivados da língua com base na raiz banto (esmolambado, dengoso, sambista, xingamento, mangação, molequeira, caçulinha, quilombola).
CASTRO, Yeda P. de. Das línguas africanas ao português brasileiro. Revista eletrônica do IPHAN. Dossiê Línguas do Brasil, nº 6 - jan/fev. 2007.
Disponível em:
Dado o fato histórico-linguístico de incorporação de “bantuismos” na língua portuguesa, conclui-se que