Texto base: Leia o texto "Importância dos lobos" para responder a questão.
Importância dos lobos
Como são predadores, os lobos contribuem para um ambiente equilibrado e saudável, visto que preferem se alimentar de animais velhos ou doentes. Quando os lobos abandonam uma toca, deixam para trás seus pêlos. Esses são utilizados por diversas aves para construir seus ninhos e a toca, vazia, é ocupada por outros animais, como porcos-espinhos, por exemplo. Sem os lobos, a população de caribus e veados aumentaria e logo as pastagens não dariam conta de tantos animais, o que causaria desequilíbrios ecológicos. Além disso, o ser humano pode tomá-los como exemplo de muitas coisas. Pode parecer absurdo, mas o animal racional não consegue manter uma sociedade harmoniosa como fazem seus "irmãos", canídeos irracionais. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/biologia/lobos-lobos-alfa-e-beta-linguagem-corporal-dos-lobos-e-sua-alimentacao.jhtm. Acesso em 03 nov. 2011.
Enunciado:
Analise a última frase do texto:
Explique por que nesse trecho a palavra irmãos aparece entre aspas.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPB) O crime se tomou banal, a vida não vale quase nada. Ser assaltado é quase natural não só em bairros ditos perigosos ou nas grandes cidades, mas também no interior, onde se perdeu a velha noção de segurança. Em São Paulo, os arrastões são tão comuns que em alguns restaurantes o cliente é recebido por seguranças armados e com coletes à prova de bala, que nos acompanham até a mesa sempre olhando para os lados. Pessoas inocentes são chacinadas em vários locais do espaço urbano. Morar em casa é considerado loucura. Recomenda-se que moremos em edifícios: “mais seguros” será? Hoje a população vive apavorada, está nas mãos de criminosos, frequentemente impunes. Lei de responsabilidade criminal só depois de 18 anos. Jovens monstros, assassinos frios, sem remorso, drogados, saem para matar porque deu vontade e depois vão beber num bar, jogar na lan house, curtir no Facebook com cara de bons meninos. Num artifício semântico insensato e cruel, se apanhados, não os devemos chamar de assassinos: são infratores, mesmo que tenham violentado, torturado e matado (...). Estamos indefesos e apavorados, nas mãos do acaso. Até quando?
(LUFT, Lya – Revista Veja. 24 de abril 2013.
O texto reflete a violência vivenciada pela população no espaço geográfico brasileiro. Essa radiografia não é exclusiva das grandes cidades. Hoje, é disseminada pelo interior, onde grupos criminosos vão procurando novos territórios.
Com base na leitura do texto e em seus conhecimentos sobre o tema, analise as proposições e identifique a alternativa correta.
I. A violência urbana se expressa através de níveis cada vez mais elevados de criminalidade, da sujeição frequente ao domínio de instintos selvagens e bárbaros, do crime organizado em torno do tráfico de drogas, dos atos despidos de qualquer civilidade. A população do bem se encontra exposta à mercê da bandidagem e das instituições fracas e corrompidas, nas quais a autoridade social se encontra desacreditada.
II. A violência está enraizada no próprio processo histórico brasileiro, desde os primórdios da colonização. À medida que as cidades passaram a inchar de forma caótica e desordenada sem nenhum planejamento, vários problemas sociais urbanos ocuparam seus espaços.
III. Fazemos parte de um sistema econômico que mais exclui do que inclui as pessoas. Esse sistema aliena os trabalhadores do produto do seu trabalho e por outro lado estimula ao máximo o consumismo, através de canais disponibilizados pela mídia e a cultura de massa.
IV. Jovens excitados pelo apelo do consumismo, sem perspectivas materiais e sociais, muitos também por índole, abandonados pelo poder público que não investe o suficiente em políticas educacionais, culturais e de emprego, veem abrir-se diante de seus olhos o universo do crime organizado que lhes proporciona tudo o que desejam. Esse mundo, a princípio fascinante, oferece apenas uma vida perdida, sem dignidade, mergulhada numa sida de vícios, na prática de uma violência desenfreada que acaba ceifando sua própria vida e da população.
Estão corretas:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
Pesquisadores de Pernambuco notificaram um surto de esquistossomose aguda na praia de Porto de Galinhas (PE) em 2000, quando 662 pessoas tiveram diagnóstico positivo. A infecção humana em massa ocorreu no feriado de 7 de setembro, quando chuvas pesadas provocaram a enchente do rio Ipojuca que invadiu as residências. A maioria dos casos agudos foi em residentes locais que tiveram exposição diária às cercarias durante três semanas, até que as águas baixassem.
(Fonte: BARBOSA, C. S. et al. 2001. Epidemia de esquistossomose aguida na praia de Porto de Galinhas. Pernambuco, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, H(3): 725-728, mai-jun, 2001.)
Após análise dos resultados, os pesquisadores levantaram algumas hipóteses, sendo a mais plausível para explicar o surto a seguinte:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a descrição feita pelo geógrafo árabe Al-Bakri sobre o Reino de Gana no século X.
O rei [de Gana] adorna usando colares no pescoço e pulseiras nos braços. Quando se senta diante do povo, coloca-se em um lugar alto decorado com ouro e usando um turbante de algodão fino. Há dez cavalos cobertos com mantas bordadas a ouro. Atrás do rei ficam dez pajens segurando escudos e espadas decorados com ouro. [...] Na entrada do pavilhão estão os cães que usam ao redor de seus pescoços colares de ouro e de prata enfeitados com sinos do mesmo metal.
A audiência é anunciada pela batida em um longo cilindro oco que se chama “daba”. Quando os povos que professam a mesma religião se aproximam do rei, caem de joelhos e polvilham suas cabeças com pó, uma forma de mostrar respeito por ele.
Al-Bakri. Description de l’Afrique septentrionale, século X.
Leia as afirmativas sobre o texto e sobre o reino de Gana:
I. A grande extração de ouro que havia no reino de Gana fez com que ele se tornasse conhecido como “a terra do ouro”.
II. O ouro foi muito utilizado em adornos e enfeites, especialmente na corte que cercava o rei de Gana.
III. Utilizar joias e vestes luxuosas e exigir sinais de submissão das pessoas nas audiências eram formas do rei de Gana exibir seu poder.
São corretas as afirmativas:
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Vogue Magazine’s Complicated Relationship with Diversity
Edward Enninful, the new editor-in-chief of British Vogue, has a proven history of addressing diversity that many hope will be the start of an overhaul of the global Vogue brand.
In March, he responded sublimely when US President Donald Trump nominated Supreme Court judge Neil Gorsuch, who allegedly does not care much about civil rights: Enninful styled a shoot for his then employer, the New York-based W magazine, in which a range of ethnically diverse models climb the stairs of an imaginary "Supreme Court". In February, after Trump initiated the much-debated immigration ban, Enninful put together a video showcasing the various fashion celebrities who have immigrated into the US. Even before his first official day in Vogue’s Mayfair offices, Enninful had hired two English superstars of Jamaican descent in an attempt to diversify the team. Model Naomi Campbell and make-up artist Pat McGrath both share Enninful’s aim of championing fashion as a force for social change.
One can only hope that Enninful’s appointment is not a mere blip, but a move in the right direction on a long road to diversity for the global brand.
Disponível em: www.independent.co.uk. Acesso em: 11 ago. 2017 (adaptado).
Considerando-se as características dos trabalhos realizados pelo novo editor-chefe da Vogue inglesa, espera-se que a revista contribua para a
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
TEXTO II
Lucian Freud é, como ele próprio gosta de relembrar às pessoas, um biólogo. Mais propriamente, tem querido registrar verdades muito específicas sobre como é tomar posse deste determinado corpo nesta situação particular, neste específico espaço de tempo.
SMEE, S. Freud. Köln: Taschen, 2010.
Considerando a intencionalidade do artista, mencionada no Texto II, e a ruptura da arte no século XX com o parâmetro acadêmico, a obra apresentada trata do(a)