Texto base: Para responder a questão,observe atentamente o anúncio publicitário da marca Adidas feito para as Olimpíadas de 2008, realizadas na China.
Enunciado:
Levando-se em consideração a propaganda das Olimpíadas de Pequim, identifique nela os recursos visuais utilizados pelo enunciador. Apresente esses recursos.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2015 1ª FASE) Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem:
I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva.
II. Antófitas – flor.
III. Espermatófitas – semente.
IV. Embriófitas – embrião.
V. Talófitas – corpo organizado em talo.
Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui.
- Química | A. Modelos Atômicos(UFPR) As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.No modelo atômico de Bohr:1. O elétron circula em órbita com raio definido.2. O elétron é descrito por uma função de onda.3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos.4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:
- Geografia | 3.4 Clima
Estou a cerca de 6 000 quilômetros do Rio de Janeiro, do outro lado do oceano, [na Namíbia], no topo de uma duna de 100 metros de altura. À minha volta, apenas matizes cinza e creme. Nada tem cor. A diferença radical entre as duas costas do mesmo Atlântico é a melhor prova de como as correntes marítimas influenciam o clima. A vegetação aqui é esparsa e cada planta conta uma história estoica de sobrevivência. Mas a beleza está presente nessa natureza quase morta. O vento constante cria um fino lençol de areia em movimento. As dunas caminham e mudam de forma. Variam de cor, seguindo o jogo do sol com as nuvens. Quem leva a culpa por esse desafio climático é Benguela, uma corrente marítima gelada do Atlântico Sul. As águas frias trazem nutrientes abundantes e, graças a eles, enorme quantidade de peixes. Mas a falta de umidade também engendra um litoral com escassa vegetação.
Disponível em: . Acesso em: 5 jul. 2021 (Adaptação).
As características paisagísticas e climáticas descritas pelo autor do texto em relação à costa da Namíbia, país localizado no continente africano, são reflexo da atuação de uma corrente marítima fria ao proporcionar o(a)
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Uece) “Generalizando posteriormente a já amplíssima classe dos dispositivos foucaultianos, chamarei literalmente de dispositivo qualquer coisa que tenha de algum modo a capacidade de capturar, orientar, determinar, interceptar, modelar, controlar e assegurar os gestos, as condutas, as opiniões e os discursos dos seres viventes.”
AGAMBEN, G. O que é um dispositivo? outra travessia, Florianópolis, n. 5, p. 9-16, jan. 2005.
Considerando o excerto acima, analise as seguintes proposições:
As prisões e os manicômios se enquadram nesse conceito na medida em que se voltam para a correção e normalização de condutas consideradas desviantes.
As escolas, as igrejas e as fábricas podem ser pensadas como dispositivos na medida em que se voltam para os corpos e os comportamentos no sentido do disciplinamento.
Os computadores, os telefones celulares, as câmeras de segurança se destacam como dispositivos, pois controlam tecnicamente os gestos e as condutas humanas.
É correto o que se afirma em
- Língua Inglesa | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://www.nbcnews.com. Acesso em: 18 set. 2021.
Analisando os elementos verbo-visuais do cartaz, percebemos o personagem informar que não precisa de mais ajuda. Essa fala sugere que