Analise a imagem e leia a frase de Simon Bolívar a seguir.
Disponível em: espanola_29.htmlhttp://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/congresso-panama.htm. Acesso em: nov. 2011.
(A) Identifique o papel do autor da frase no contexto da Independência da América Espanhola.
(B) Explique a sua proposta para os países da América Latina.
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNEB) O microscópio composto consta de duas lentes convergentes, geralmente compostas, associadas coaxialmente. A primeira, denominada objetiva, está próxima de um objeto, e a segunda, denominada ocular, é observada a imagem fornecida pela objetiva. Assim, considere um ovo de Ascaris lumbricoides de 0,05 mm de comprimento, colocado a 10,0 mm da objetiva, de distância focal igual a 8,0 mm, que fornece uma imagem virtual a 20,0 mm da ocular, de distância focal de 4,0 cm.
Levando-se em conta o referencial gaussiano, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O aumento linear transversal da objetiva é 4,0.
( ) O aumento linear transversal da ocular é 2,0.
( ) A imagem formada é virtual, invertida e 8 vezes maior do que o objeto.
( ) A distância entre as lentes é igual a 60,0 cm.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UNIT) A radioterapia é um método de tratamento que consiste na destruição de células cancerígenas, em especial na fase de multiplicação celular, utilizando radiações ionizantes eletromagnéticas e radiações corpusculares, que são de elevada frequência e, consequentemente, mais energéticas.
Com base nos conhecimentos sobre Fenômenos Ondulatórios, é correto afirmar:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Em um dia sem vento, ao saltar de um avião, um paraquedista cai verticalmente até atingir a velocidade limite. No instante em que o paraquedas é aberto (instante TA), ocorre a diminuição de sua velocidade de queda. Algum tempo após a abertura do paraquedas, ele passa a ter velocidade de queda constante, que possibilita sua aterrissagem em segurança.
Que gráfico representa a força resultante sobre o paraquedista, durante o seu movimento de queda?
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2009 1ª FASE) Considere uma solução aquosa diluída de ácido acético (HA), que é um ácido fraco, mantida a 25 ºC. A alternativa que mostra corretamente a comparação entre as concentrações, em mol/L, das espécies químicas presentes na solução é:
Dados, a 25 ºC:
- Constante de ionização do HA: Ka = 1,8 × 10-5
- Produto iônico da água: Kw = 1,0 × 10-14
- Constantes de equilíbrio com concentrações em mol/L
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Fauna e Flora O Cerrado detém 5% da biodiversidade do planeta, sendo considerado a savana mais rica do mundo, porém um dos biomas mais ameaçados do País. Compreende um mosaico de vários tipos de vegetação, desde fisionomias campestres, savânicas e até florestais, como as matas secas e as matas de galeria. Ribeiro & Walter (2008) descreveram 11 tipos fitofisionômicos entre as formações florestais, savânicas e campestres do bioma. Alguns trabalhos citam fatores ambientais que podem influenciar na distribuição fitofisionômica e florística do Cerrado, compreendendo regime de fogo, clima, tipo de solo (fertilidade e drenagem), relevo, herbivoria, flutuações climáticas do Quaternário e distúrbios antrópicos (Eiten 1993, Miranda et al. 2002, Oliveira-Filho & Ratter 2002). A alta diversidade de ambientes se reflete em uma elevada riqueza de espécies, com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós, totalizando 12.356 espécies que ocorrem espontaneamente e uma flora vascular nativa (pteridófitas e fanerógamas) somando 11.627 espécies (Mendonça et al. 2008), sendo aproximadamente 44% da flora endêmica (Klink & Machado 2005), tornando-o a savana tropical mais rica do mundo. Do mesmo modo, a diversidade da fauna é elevada. Existem cerca de 320.000 espécies de animais na região, sendo apenas 0,6% formada por vertebrados. Entre esses, os insetos têm posição de destaque com cerca de 90.000 espécies, representando 28% de toda a biota do Cerrado (Aguiar et al. 2004). No Bioma desenvolve-se expressiva produção agropecuária e importantes agroindústrias, vivendo aproximadamente 13 (treze) milhões de habitantes, que envolvem, dentre outros, as populações tradicionais, tais como os quilombolas, ribeirinhos, geraizeiros e índios. Uma grande variedade de plantas do Cerrado são usadas pela população. Mais de 220 espécies têm uso medicinal e mais 416 podem ser usadas na recuperação de solos degradados, como barreiras contra o vento, proteção contra a erosão, ou para criar habitat de predadores naturais de pragas. Mais de 10 tipos de frutos comestíveis são regularmente consumidos pela população local e vendidos nos centros urbanos, como os frutos do Pequizeiro (Caryocar brasiliensis), Buriti (Mauritia flexuosa) e Mangabeira (Hancornia speciosa) e as sementes do Baru (Dypteryx alata). Muitas delas servem como base para a alimentação humana, entre elas, o pequi, o baru, a cagaita, o jatobá e tantas outras, e medicamentos, como o velame, a lobeira, a calunga, o barbatimão e uma infinidade de plantas usadas ancestralmente pelas populações do Cerrado. O conhecimento dessas comunidades associado ao uso e à aplicação das plantas medicinais do Cerrado também se constitui em um patrimônio cultural de grande importância. Disponível em: http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado/fauna-e-flora. Acesso em: 5 jan. 2018.
Enunciado:
Analisando, sobretudo, o último parágrafo do texto, é possível afirmar que: