PIZANI, J.; BARBOSA-RINALDI, I. P. Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis. Revista de Educação Física da UEM, n. 1, 2010.
01
O professor vai falar um pouco mais sobre o enquadramento.
- Disponível: http://rickardo.com.br/tutoriais/EnquadraCompFoto_PP.pdf
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
- https://pt.wiktionary.org/wiki/enquadramento
O professor vai propor para os alunos uma atividade onde eles vão treinar como enquadrar uma imagem utilizando uma folha furada.
O professor vai providenciar para os alunos meia folha de cartolina (medindo 33 cm por 25 cm), lápis , régua e tesoura sem ponta.
- Peça aos alunos para fazer um retângulo de 12 cm por 10 cm no centro da cartolina. Depois, recorte-o com a tesoura. Auxilie os alunos neste momento.
- Professor, ajude os alunos a localizar o centro da cartolina, marcando com o lápis um ponto a metade de cada lado da folha. Depois, unindo esses pontos, forme uma cruz. A partir do ponto central , marque 10 cm na linha vertical, distribuindo 5 cm de cada lado do ponto e marque 12 cm na linha horizontal, a partir do ponto central, distribuindo 6 cm de cada lado.
- Este será o visor mágico!!
- Agora, o professor e os alunos vão fazer um passeio na escola, enquadrando vários pontos da escola com este visor? É assim que os fotógrafos e cineastas olham para o mundo.
- Vai ser uma atividade super divertida
- Fonte: Fonte: Ápis – Arte – Eliana Pougy Ensino Fundamental Anos Iniciais – Manual do professor Página 305