(BAHIANA) O derramamento de dez mil litros de óleo, em uma bacia hidrográfica, provocou um desastre ambiental que comprometeu a fauna e a flora da região.
Se o óleo que se espalhou na superfície da água atingiu uma área de 150 000 m², então a ordem de grandeza da espessura da camada de óleo, estimada em milímetros, foi da ordem de
Questões relacionadas
- Química
Trinta por cento da população mundial está acima do peso. A humanidade está perdendo a guerra contra a gordura. Mas e se existisse uma solução quase milagrosa para conter a onda de obesidade? Talvez exista. É o que revela o resultado de uma experiência realizada por cientistas americanos, que criaram uma bactéria capaz de impedir o ganho de peso. É uma versão mutante da Escherichia coli, uma bactéria que faz parte da nossa flora intestinal. Pesquisadores colocaram um gene a mais nesse micro-organismo e, graças a isso, ela passou a sintetizar N-acilfosfatidiletanolamina. Esse hormônio é normalmente produzido pelo corpo humano, e tem uma função simples: informar ao cérebro que a pessoa comeu o suficiente. Um grupo de ratos recebeu a “superbacteria”, misturada com água, e tinha alimentação à vontade, podendo comer o quanto quisessem. Mas, depois de oito semanas, os níveis de obesidade diminuíram. Os ratos não só não engordaram; eles haviam perdido peso. Tudo porque a bactéria mutante se instalou no organismo deles e começou a produzir o tal hormônio, reduzindo a vontade de comer em excesso. Depois que os ratos pararam de receber a bactéria modificada, o efeito durou mais quatro semanas e não houve efeitos colaterais. Agora, os pesquisadores querem testar a descoberta em seres humanos. Se ela funcionar, será possível criar uma bebida probiótica contendo a tal bactéria mutante - que as pessoas beberiam para emagrecer.
Fonte: Superinteressante, Edição 339, Nov. 2014, p. 10. “Bactéria transgênica impede a obesidade”. (Adaptado.)
Em relação às gorduras, considere as afirmativas abaixo.
I. As gorduras, à temperatura ambiente, podem ser sólidas ou líquidas, sendo constituídas apenas por ésteres de ácidos graxos insaturados.
II. O fato de a gordura ser uma substância de reserva torna-se ainda mais evidente em animais que vivem em situações ambientais extremas, como é o caso dos ursos que são obesos para poderem enfrentar longos períodos de hibernação.
III. A ação de limpeza de um sabão sobre a gordura das mãos deve-se à alta polaridade do grupo carboxilato, que o torna solúvel em água, e à baixa polaridade da cadeia carbônica, que o torna solúvel na gordura.
Das proposições acima,
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
É certo que também o animal produz. Constrói para si um ninho, casas, como as abelhas, os castores, as formigas etc. Mas produz unicamente o que necessita imediatamente para si ou sua prole; produz unicamente por força de uma necessidade física imediata, enquanto o homem produz inclusive livre da necessidade física e só produz realmente liberado dela; o animal produz somente a si mesmo, enquanto o homem reproduz para natureza inteira.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos:
Durkheim, Marx e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
Na perspectiva do texto, o trabalho humano se diferencia da produção de outros animais em razão da
- Matemática | 3.5 Inversa e Composta
(IFCE) Se R é o conjunto dos números reais, a função f: r → R dada por possui inversa
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UFRGS) Considere as seguintes afirmações em relação às áreas ambientais úmidas.
I. A degradação dos banhados diminui sua capacidade de depuração dos corpos hídricos e o acesso à água potável.
II. O manejo adequado dos resíduos sólidos e das águas pluviais urbanas pode contribuir para amenizar os efeitos poluentes nas bacias hidrográficas.
III. As matas ciliares facilitam a evaporação da água nas áreas úmidas.
Quais estão corretas?
- Física
CAMPO ELÉTRICO ÍONS