Na figura a seguir, as retas a e b são paralelas.
Qual é o valor de x?
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) O preço da soja é definido internacionalmente, mas não considera que, para se produzir cada saca, são aplicadas generosas doses de agrotóxicos que permanecem no ambiente natural – e no ser humano – por anos ou mesmo décadas. “Ao final das contas, quem paga pela intoxicação dos trabalhadores e pela contaminação ambiental é a sociedade”. [...] Estão registrados no mercado brasileiro 434 ingredientes ativos, que, combinados, resultam, em pelo menos 2.400 formulações de agrotóxicos amplamente utilizadas em nossas lavouras. O cardápio é eclético: inseticidas, fungicidas, herbicidas, nematicidas, acaricidas, rodenticidas, moluscidas, formicidas e por aí vai – os responsáveis pela regulação e controle de tais produtos são os ministérios da Saúde (MS), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA). [...] O mematidofós, poderoso genotóxico e neurotóxico, já proibido na Europa, China, Índia e Indonésia, é usado principalmente em plantações de alface e tomate e sua comercialização, por aqui, só foi proibida em junho de 2012. [...] Dados da Anvisa levantados em 2010 apontam que, pelo menos, um terço das 2488 amostras de frutas, verduras e legumes coletadas foram consideradas insatisfatórias. “Encontramos diversas irregularidades, como quantidades de agrotóxicos muito acima do permitido, presença de ingredientes ativos inapropriados para a cultura em que foram detectados, além de produtos proibidos pela legislação”. Alerta máximo para o pimentão (teve 91% das amostras com níveis de toxicidade acima do permitido, pepino (57%), alface (54%) e cenoura (49%). [...] “A humanidade domina a agricultura há, pelo menos, 10 mil anos, e o modelo imposto no século 20 vem apagando a herança e o acúmulo de conhecimento dos métodos tradicionais”. Defende-se que precisamos de outra estrutura agrária — baseada em propriedades menores, com produção diversificada e privilegiando mercados locais, contemplando a conservação da biodiversidade. “Monoculturas são grandes desertos verdes”. “A agroecologia, portanto, requer uma mudança paradigmática no modelo agrário, que resultaria, na verdade, em uma mudança cultural. ”
(KUGLER, 2012. p. 21-24).
Os níveis de toxicidade detectados no pimentão, pepino e alface, por exemplo, alertam para a necessidade de uma nova estrutura agrária, pois “monoculturas são grandes desertos verdes”.
Nesse contexto, uma abordagem agroecológica deve considerar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: A questão 6 baseia-se no poema a seguir. Floripa Floripa era uma tulipa
Era uma tulipa negra:
Alta, magra e negra. Não sei se é verdade, contam
Que ela dormia ao relento,
Na serra habitada de onças. Passam meses, entram meses,
Desapareceu Floripa.
De súbito reaparece
Nos seus largos passos rítmicos. Todos conhecem Floripa.
Floripa só fala com a sombra,
Fala, fala, gesticula,
Entre borboletas e cães. Os vestidos de Floripa
Lembram asas voando.
Negros membros esculpidos
Com planejamentos de onda. Floripa era louca mansa:
Por que será que os meninos
Apedrejavam Floripa? “Floripa”. In: O menino poeta. LISBOA, Henriqueta. São Paulo: Peirópolis, 2008, p. 46.
Enunciado:
No último verso, a forma verbal “apedrejavam” apresenta o fato como:
- Sociologia - Fundamental | 5. Trabalho
Leia no trecho a seguir a definição sobre um sistema de produção e responda a questão.
Sistema direcionado à produção em massa de produtos padronizados em que o trabalhador desempenhava apenas uma única tarefa que requeria pouca perícia. A máquina sobrepunha-se ao trabalhador individual, visto que nunca se cansava, nunca adoecia e não tinha que parar para se alimentar. Desta maneira era possível aumentar a produção.
http://revistacomarte02.blogspot.com/2009/11/qual-e-sua-participacao.html
Identifique o sistema de produção a que se refere o trecho anterior.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
É preciso ter clareza de que as lutas são uma das poucas práticas corporais — quiçá as únicas — nas quais o alvo é o oponente. Em outras práticas corporais como o futebol americano ou o rúgbi, por exemplo, há um estreito contato entre os praticantes, porém, o alvo dessas atividades está em extremos opostos do campo, sendo necessário um ganho de território por meio da invasão ao campo do adversário.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. O ensino das lutas na escola: possibilidades para a educação física. Porto Alegre: Penso, 2015.
No que tange à relação entre os corpos, a diferença entre as lutas e modalidades esportivas como o futebol americano e rúgbi reside no fato de as práticas corporais: