Explicaê

01

Materiais:

  

 

  • Rolos coloridos de lã
  • Tesoura
  • Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.

       

  Desenvolvimento:  

      

Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.  

Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.  

Cada aluno deve ter um novelo de lã.  

   

A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.  

Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.  

O resultado pretendido é este:  

  Imagem  

Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!  

   

Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição  

  Imagem  

O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.  

Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.  

Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:  

  Imagem  

Pollock trabalhando  

  Imagem  

“   Harmonious scribble  

   

  Referências:   

  • Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm