Analiza la imagen abajo con atención.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Leia o fragmento do romance Drácula, de Bram Stoker [...] Risquei um fósforo e, ao clarão de sua pequena chama, olhei meu relógio; faltavam poucos minutos para a meia-noite. Confesso que fiquei perturbado com essa constatação; acho que minhas experiências recentes haviam catalisado a superstição geral que cerca essa famigerada hora. Com um misto de náusea e suspense, aguardei. Nisso, um cachorro começou a uivar em alguma fazenda, lá longe, à margem da estrada – longa lamúria feita de medo e agonia. O som foi ecoado por outro cão, e outro, e mais outro, em diversos pontos nas imensas trevas. Carregada pelo vento que agora soprava pela Garganta, uma alucinante teia de uivos tomou forma ao nosso redor, parecendo estender-se pela região inteira, até distâncias inconcebíveis – e logo minha transtornada fantasia imaginou todos os cachorros do país uivando na soturna extensão da noite. Ao ouvir o primeiro uivo, os cavalos haviam começado a se empinar e retroceder. Mas o cocheiro lhes disse algumas palavras tranquilizadoras, e os animais logo se aquietaram, embora continuassem suando e tremendo, como se houvessem recém-terminado uma fuga pavorosa. Na lonjura das montanhas, entre as escarpas que nos cercavam por ambos os lados, começou um uivo mais agudo, mais alto, mais selvagem: o uivo dos lobos. A inquietude dos cavalos recrudesceu – e partilhei de seu pânico. A parelha agora se debatia, no furor do medo: o cocheiro teve de empregar toda a sua força para evitar que disparasse. [...] STOKER, Bram. Drácula.
Disponível em: <www.companhiadasletras.com.br/trechos/85134.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2018 Vocabulário:
Famigerado – que tem muita fama.
Parelha – conjunto de dois animais.
Recrudescer – aumentar.
Enunciado:
A conjunção “e”, em “A inquietude dos cavalos recrudesceu – e partilhei de seu pânico”, expressa
- Ciências - Fundamental | 01.1. As misturas
No preparo do café, vovó utiliza um processo de separação de misturas. Identifique esse processo.
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
- O professor vai apresentar aos alunos vários tipos de fotografia em diversas épocas e lugares. - Apresente algumas fotografias aos alunos em data show ou se preferir você poderá imprimir
e elaborar cartazes em cartolina ou papel Kraft.
https://www.jws.com.br/2019/03/retratos-de-familia-do-passado/
https://fotografiamais.com.br/fotografia-publicitaria/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Aerofotografia
https://fotografiamais.com.br/tipos-de-fotografia/
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : <http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=76 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Posteriormente questione-os:
. Quais os tipos de fotografia existem?
. Para que servem as fotografias?
. Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?
. Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
- Leve os alunos para a sala de informática e peça para pesquisarem sobre os diferentes tipos
de fotografias
Disponível: https://www.fotografia-dg.com/principais-tipos-de-fotografia/
- Converse com a turma sobre as informações coletas, anote os detalhes mais relevantes. Eme
seguida, junto com a turma, escreva um pequeno texto coletivo relatando as informações
coletadas.
- Peça aos alunos que tragam de casa câmeras fotográficas antigas (se tiverem) e atuais, Ipad,
celulares que tiram fotos (com a autorização dos pais) para montarem uma exposição que
mostre a evolução desses aparelhos.
- Professor, prepare o ambiente para os alunos compartilharem os aparelhos que trouxeram
de casa. Converse com os alunos sobre as mudanças dos aparelhos utilizados para fotografar.
- Em seguida, organize o ambiente no corredor da escola para a exposição das máquinas
fotográficas e oriente os alunos para que convidem os colegas das outras turmas para a
apreciação.
- Vai ser uma atividade muito interessante.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Língua Espanhola | 1.3 Modelo de Questão: ENEM X Tradicional
T E X T O
EL IMPONENTE MAUSOLEO DE NÉSTOR KIRCHNER
[1] Uno de los pocos detalles que decoran el
mausoleo del ex mandatario Néstor Kirchner
inaugurado este jueves, un año después de su
muerte, es una fotografía suya de un inocente
[5] niño con 9 años bajo el lema: "Cuando sea
grande quiero ser presidente". Decenas de
'peregrinos K' se agolparon este jueves a las
puertas del cementerio de Río Gallegos, la
ciudad natal del ex mandatario, para ser los
[10] primeros en acceder al monumental
mausoleo, al que poco antes se trasladó el
féretro de Kirchner en una ceremonia íntima,
encabezada por su viuda, la presidenta
Cristina Fernández. "Nunca nos dejan
[15] disfrutar nada", se quejó una mujer venida
desde El Calafate, donde murió Kirchner hace
exactamente un año, cuando los guardias le
impidieron ingresar al cementerio con su
bolso, las flores que traía como ofrenda y un
[20] muñeco con forma de pingüino, símbolo del
ex presidente. En pequeños grupos, la gente
pudo ingresar al camposanto para ser
revisados por los guardias con detectores de
metal y luego iniciar un peregrinaje de unos
[25] 200 metros hasta el acceso al complejo que
alberga el mausoleo, en la parte trasera del
cementerio. Una vez allí, y bajo estricta
vigilancia, los visitantes acceden al edificio
por una pesada puerta metálica que conduce
[30] hacia la derecha a una puerta de vidrio
blindado que lleva al recinto donde descansan
los restos de Kirchner, un sitio donde sólo la
familia puede acceder. De frente a la puerta
metálica de ingreso se accede a una escalera
[35] en forma de caracol que conduce a la primera
planta. Desde allí, y mirando hacia abajo a
través de una estructura de vidrio circular, se
puede observar el féretro del ex presidente,
ubicado en el centro de la planta baja,
[40] cubierto con una bandera argentina. Sobre el
cajón hay también una camiseta del Racing
de Avellaneda, el club de fútbol del que
Kirchner era fanático, un rosario, una flor y
los pañuelos blancos de las Madres y de las
[45] Abuelas de Plaza de Mayo. Por detrás del
féretro, se alza una gigantesca cruz de
madera y a un costado fue dispuesto el cajón
que contiene los restos del padre del ex
gobernante y primer secretario general de la
[50] Unión de Naciones Suramericanas. Desde el
piso superior se puede ver además, en la
planta baja, en un rincón, dos sillones y una
pequeña mesa. El edificio, cuya construcción
demandó 10 meses y cuyo costo es un
[55] misterio, es, por dentro y por fuera, una mole
gris de concreto, piedra volcánica, pizarra,
lajas y mármol de 13 metros de largo, unos
15 de frente y 11 de alto. Es una construcción
de líneas cortantes y puras, con algunas
[60] aberturas perpendiculares en las paredes que
permiten el ingreso de la luz natural. En la
parte central del techo hay un tragaluz con el
logotipo oficial del bicentenario de Argentina -
celebrado el año pasado- en colores celestes y
[65] amarillos, que al mediodía refleja sus tonos
sobre el féretro. La sobriedad del recinto sólo
se rompe con tres retratos de quien
gobernara Argentina entre 2003 y 2007. La
fotografía de su niñez, en blanco y negro, y
[70] que contiene su deseo de ser presidente
cuando fuese grande a la manera de un
mensaje para compartir en Facebook está
ubicado en la planta superior, donde también
hay una fotografía de Kirchner, en colores,
[75] con su pulgar en alto. El tercer retrato está en
la planta baja, una pintura del rostro del ex
presidente en tonos ocres. Por fuera, el
complejo, de 650 metros cuadrados, se
completa con un mástil gigante con una
[80] bandera argentina que se flamea con el
habitual viento patagónico y dos llamas
votivas. También hay una estructura
triangular que representa en la forma del
territorio argentino y una fuente rectangular.
[85] Sólo un par de coronas fueron colocadas a las
puertas del mausoleo, mientras la gente se
quedó con las ganas de llevarle sus sencillos
ramilletes al 'Lupo'. "Es una pena. Él se
merece nuestro homenaje y mucho más", dijo
[90] a Efe Lucía, una vecina de Río Gallegos, que
ingresó al lugar sola pues su esposo tuvo que
quedarse afuera porque traía consigo un
teléfono móvil con cámara.
Periódico EL MUNDO
Madrid, 28/10/2011
La opción que contiene la respuesta correcta de la pregunta abajo es:
-¿Le pediste el periódico a Antonio?
- Literatura
(UEL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
1Triste Bahia! Oh quão dessemelhante
2 Estás, e estou do nosso antigo estado!
3 Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
4 Rica te vejo eu já, tu a mi abundante.
5 A ti trocou-te a máquina mercante,
6 Que em tua larga barra tem entrado,
7 A mim foi-me trocando, e tem trocado
8 Tanto negócio, e tanto negociante.
9 Deste em dar tanto açúcar excelente
10 Pelas drogas inúteis, que abelhuda
11 Simples aceitas do sagaz Brichote.
12 Oh se quisera Deus, que de repente
13 Um dia amanheceras tão sisuda
14 Que fora de algodão o teu capote!
(MATOS, Gregório de. Poesias selecionadas. 3. ed. São Paulo: FTD, 1998. p. 141.)
No que diz respeito à relação entre o eu lírico e a Bahia, considere as afirmativas a seguir.
I. Na primeira estrofe, o eu-lírico identifica-se com a Bahia, pois ambos sofrem a perda de um antigo estado.
II. Na primeira estrofe, a Bahia aparece personificada, fato confirmado no momento em que ela e o eu-lírico se olham.
III. Na terceira estrofe, constata-se que a Bahia não está isenta da culpa pela perda de seu antigo estado.
IV. Na quarta estrofe, o eu-lírico conclui que a lamentável situação da Bahia está em conformidade com a vontade divina