Sobre la casa de Pablo Neruda, contesta a las preguntas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uso de suplementos alimentares por adolescentes
Evidências médicas sugerem que a suplementação alimentar pode ser benéfica para um pequeno grupo de pessoas, aí incluídos atletas competitivos, cuja dieta não seja balanceada. Tem-se observado que adolescentes envolvidos em atividade física ou atlética estão usando cada vez mais tais suplementos. A prevalência desse uso varia entre os tipos de esportes, aspectos culturais, faixas etárias (mais comum em adolescentes) e sexo (maior prevalência em homens). Poucos estudos se referem a frequência, tipo e quantidade de suplementos usados, mas parece ser comum que as doses recomendadas sejam excedidas.
A mídia é um dos importantes estímulos ao uso de suplementos alimentares ao veicular, por exemplo, o mito do corpo ideal. Em 2001, a indústria de suplementos alimentares investiu globalmente US$ 46 bilhões em propaganda, como meio de persuadir potenciais consumidores a adquirir seus produtos. Na adolescência, período de autoafirmação, muitos deles não medem esforços para atingir tal objetivo.
ALVES, C.; LIMA, R. J. Pediatr. v.85, n.4, 2009 (fragmento).Sobre a associação entre a prática de atividades físicas e o uso de suplementos alimentares, o texto informa que a ingestão desses suplementos:
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIT) Com base nos conhecimentos sobre a Óptica Geométrica, analise as afirmativas e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A superfície refletora de um farol de automóvel é um espelho convexo.
( ) Pessoas míopes possuem o globo ocular longo e, para corrigir esse defeito, elas devem usar lentes divergentes.
( ) Um olho hipermetrope tem o ponto próximo a 50,0 cm. Esse olho, para enxergar objetos a 25,0 cm, deve utilizar lentes de 2,0 dioptrias.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Não é raro ouvirmos falar que o Brasil é o país das danças ou um país dançante. Essa nossa "fama" é bem pertinente, se levarmos em consideração a diversidade de manifestações rítmicas e expressivas existentes de Norte a Sul. Sem contar a imensa repercussão de nível internacional de algumas delas. Danças trazidas pelos africanos escravizados, danças relativas aos mais diversos rituais, danças trazidas pelos imigrantes etc. Algumas preservam suas características e pouco se transformaram com o passar do tempo, como o forró, o maxixe, o xote, o frevo. Outras foram criadas e são recriadas a cada instante: inúmeras influências são incorporadas, e as danças transformam-se, multiplicam-se. Nos centros urbanos, existem danças como o funk, o hip hop, as danças de rua e de salão. É preciso deixar claro que não há jeito certo ou errado de dançar. Todos podem dançar, independentemente de biótipo, etnia ou habilidade, respeitando-se as diferenciações de ritmos e estilos individuais.
GASPARI, T. C. Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008 (adaptado).
Com base no texto, verifica-se que a dança, presente em todas as épocas, espaços geográficos e culturais, é uma:
- Química
Uma luminária em forma de vela foi construída com material de fácil acesso. Para tanto, inicialmente, a metade de um pacote de manteiga foi perfurada com palito de churrasco. Depois, um pedaço de guardanapo (cortado e enrolado) foi usado como pavio, esfregando-se a manteiga na parte que fica para fora. Enfim, a vela foi acesa e colocada em um frasco de vidro para que a chama ficasse estável.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma explicação correta sobre a queima dessa vela?
- Física | 2.6 Hidrostática
(PUC-MG) Um edifício tem sua caixa de água localizada no último andar. A pressão hidrostática em uma torneira localizada na garagem térrea é de 4,0 x 105 N/m², enquanto a pressão de uma torneira localizada dez andares acima da garagem é de 1,0 x 105 N/m². Pode se afirmar que o pé direito (altura) de cada pavimento é de:
Dados:
ρágua = 1.000 kg/m³
Aceleração da gravidade 10 m/s²