O gráfico a seguir mostra informações referentes à evolução da população urbana e rural no mundo nos últimos anos, com projeções para as próximas décadas. Observe-o:
Embora a maior parte da população mundial atualmente viva nas cidades, é importante destacar que esse é um fenômeno recente. Com relação a esse assunto, pode-se afirmar que a maior parte da população urbana mundial vive em países:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os depoimentos a seguir constituem o testemunho do horror vivenciado por soldados durante a I Guerra Mundial. Leia-os.
"Ao atravessarmos o passadiço de Hauont os obuses alemães nos enfileiraram e o local encheu-se de cadáveres por todos os lados. Os moribundos, enterrados na lama, nos estertores da agonia, nos pediam água ou suplicam que os matem. A neve segue caindo e a artilharia está causando baixas a casa instante. Quando chegamos ao Marco B não nos sobraram mais do que dezessete homens dos trinta e nove que saíram."
Daguenet ajudante-chefe, Regimento de Infantaria 321.
"O odor fétido nos penetra garganta a dentro ao chegarmos na nossa nova trincheira, a direita dos Éparges. Chove torrencialmente e nos protegemos com o que tem de lonas e tendas de campanha afiançadas nos muros da trincheira. Ao amanhecer do dia seguinte constatamos estarrecidos que nossas trincheiras estavam feitas sobre um montão de cadáveres e que as lonas que nossos predecessores haviam colocado estavam para ocultar da vista os corpos e restos humanos que ali haviam."
Raymond Naegelen, na região de Champagne.
"Perdemos todo o sentimento de solidariedade. Mal nos reconhecemos quando a nossa imagem de outrora cai debaixo do nosso olhar de fera perseguida. Somos mortos insensíveis que, por um estratagema e um encantamento perigoso, podemos ainda correr e matar.”
M. Remarque
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/primeira_guerra1.htm
A partir dos depoimentos, descreva as condições de vida dos soldados nos campos de batalha da I Guerra Mundial.
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
TEXTO I
Artista Efigênia Ramos Rolim vestindo uma de suas criações.
Disponível em: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019.
TEXTO II
Artista popular, inquieta e sonhadora, mais conhecida como a “Rainha do Papel de Bala”, Efigênia Ramos Rolim dá vida à sua arte usando o lixo como matéria-
-prima para construir objetos artísticos que refletem seu olhar fantástico do cotidiano. Sua produção inclui peças de vestuário, carrinhos de madeira customizados e um grande número de personagens realizados com material reciclado que remetem a histórias irreais, surgidas da sua imaginação. Já teve sua obra exposta ao lado de nomes como Arthur Bispo do Rosário e recebeu a Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a mais alta honraria concedida pelo órgão aos artistas brasileiros.
Disponível em: http://bienaldecuritiba.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019 (adaptado).
A artista Efigênia Ramos Rolim destaca-se por produzir peças que, ao serem vestidas,
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UPF) Ao ocupar um ambiente, as espécies pioneiras acabam por modificá-lo e propiciar condições para que outras espécies possam se estabelecer. Podem ser consideradas espécies pioneiras, em superfícies formadas por rochas vulcânicas:
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Analise as imagens a seguir.
Disponível em: <www.tst.jus.br>. Acesso em: 11 mar. 2013.
A partir da observação das imagens. Explique duas características das indústrias do século XIX presentes nas mesmas.