Match the food.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las palabras.
T __ O __ __ V O
T __ __ E __ É __ I C O
N __ R __ __
M __ __ T A __ __ R __ __ A
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Texto 1
Um novo A B C
[1] Aquela velha carta de A B C dava
arrepios. Três faixas verticais borravam a
capa, duras, antipáticas; e, fugindo a elas,
encontrávamos num papel de embrulho o
[5] alfabeto, sílabas, frases soltas e afinal
máximas sisudas.
Suportávamos esses horrores como um
castigo e inutilizávamos as folhas
percorridas, esperando sempre que as
[10] coisas melhorassem. Engano: as letras eram
pequeninas e feias; o exercício da
soletração, cantado, embrutecia a gente; os
provérbios, os graves conselhos morais
ficavam impenetráveis, apesar dos esforços
[15] dos mestres arreliados, dos puxavantes de
orelhas e da palmatória.
“A preguiça é a chave da pobreza”,
afirmava-se ali. Que espécie de chave seria
aquela? Aos seis anos, eu e os meus
[20] companheiros de infelicidade escolar, quase
todos pobres, não conhecíamos a pobreza
pelo nome e tínhamos poucas chaves, de
gavetas, de armários e de portas. Chave de
pobreza para uma criança de seis anos é
[25] terrível.
Nessa medonha carta, que rasgávamos
com prazer, salvam-se algumas linhas.
“Paulina mastigou pimenta.” Bem.
Conhecíamos pimenta e achávamos natural
[30] que a língua de Paulina estivesse ardendo.
Mas que teria acontecido depois? Essa
história contada em três palavras não nos
satisfazia, precisávamos saber mais alguma
coisa a respeito da aventura de Paulina.
[35] O que ofereciam, porém, à nossa
curiosidade infantil eram conceitos idiotas:
“Fala pouco e bem: ter-te-ão por alguém”.
Ter-te-ão! Esse Terteão para mim era um
homem, e nunca pude compreender o que
[40] ele fazia na última página do odioso folheto.
Éramos realmente uns pirralhos bastante
desgraçados.
Marques Rebelo enviou-me há dias um A
B C novo. Recebendo-o, lembrei-me com
[45] amargura da chave da pobreza e do
Terteão, que ainda circulam no interior.
A capa da brochura que hoje me aparece
tem uns balões — e logo aí o futuro cidadão
aprende algumas letras. Na primeira folha,
[50] em tabuleiros de xadrez de casas brancas e
vermelhas, procurou-se a melhor maneira
de impingir aos inocentes essa coisa
desagradável que é o alfabeto. O resto do
livro encerra pedaços de vida de um casal
[55] de crianças. João e Maria regam flores,
bebem leite, brincam na praia, jogam bola,
passeiam em bicicleta, nadam, apanham
legumes, vão ao Jardim Zoológico.
Tudo isso é dito em poucas palavras,
[60] como na história de Paulina, que mastigava
pimentas na velha carta de A B C. Mas
enquanto ali o caso se narrava com letras
miúdas e safadas, em papel de embrulho,
aqui as brincadeiras e as ocupações das
[65] personagens se contam em bonitas legendas
e principalmente em desenhos cheios de
pormenores que a narração curta não
poderia conter.
(............................................................)
Abril, 1938. (Graciliano Ramos. Linhas tortas. Obra póstuma. p.174-175.)
O enunciador caracteriza sua experiência escolar na infância como muito negativa. Assinale, dentre as opções abaixo, aquela que expressa os fatores responsáveis por essa negatividade.
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
A Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês) dos Estados Unidos admitiu hoje (11) que não estava preparada para prender e interrogar os suspeitos pelo atentado contra o World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. As declarações do diretor da agência, John Brennan, foram dadas em uma entrevista à imprensa, dois dias após a divulgação de um relatório nos Estados Unidos segundo o qual a CIA usou “técnicas de tortura” durante interrogatórios de membros do grupo extremista Al Qaeda, que assumiu a responsabilidade do atentado. Diretor da CIA admite uso de tortura em interrogatórios de membros da Al Qaeda. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/diretor-da-cia-admite-uso-de-tortura-em-interrogatorios-de-membros-da>. Acesso em: 22 dez. 2014.
Após os atentados terroristas contra os EUA em 2001, o governo Bush adotou uma série de medidas polêmicas para combater a ação de grupos terroristas e de países que supostamente protegiam o financiavam grupos extremistas. Dentre as ações polêmicas desse período destaca-se a
- Química | 1.1 Introdução à Química
Para impedir a contaminação microbiana do suprimento de água, deve-se eliminar as emissões de efluentes e, quando necessário, tratá-lo com desinfetante. O ácido hipocloroso (HClO), produzido pela reação entre cloro e água, é um dos compostos mais empregados como desinfetante. Contudo, ele não atua somente como oxidante, mas também como um ativo agente de cloração. A presença de matéria orgânica dissolvida no suprimento de água clorada pode levar à formação de clorofórmio (CHCl3) e outras espécies orgânicas cloradas tóxicas.
SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. São Paulo: Pearson, 2009 (adaptado).
Visando eliminar da água o clorofórmio e outras moléculas orgânicas, o tratamento adequado é a:
- Geografia - Fundamental | 05. Composição e Diversidade da Sociedade Local
Texto base: Analise as imagens que retratam a realidade das crianças no Brasil. Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 IMAGEM 1 - Disponível em: <http://www.diariodebalsas.com.br/noticias/mpt-investiga-mais-de-400-casos-de-trabalho-infantil-no-maranhao-5156.html>. Acesso em: 11 out. 2013. IMAGEM 2. Disponível em: <http://www.genteemercado.com.br/bahia-130-mil-pessoas-sairam-do-trabalho-infantil-me-cinco-anos>. Acesso em: 14 out. 2013. IMAGEM 3. Disponível em: <http://reporterbrasil.org.br/trabalhoinfantil/combate-ao-trabalho-infantil-passa-por-estruturacao-de-politicas-publicas>. Acesso em: 14 out. 2013. IMAGEM 4. Disponível em: <http://brasil.tvabcd.com.br/crianca-com-4-anos-deve-estar-estudando>. Acesso em: 12 out. 2013.
Enunciado:
De acordo com os Direitos das Crianças, identifique a imagem que representa a forma correta de uma criança receber educação para crescer e se desenvolver de forma saudável. Explique sua resposta.