Leia o texto a seguir.
Fonte: O Estado de São Paulo, 22 de janeiro de 2011.
O texto acima é uma reportagem e nela há uma entrevista. Cite um elemento textual que caracteriza uma entrevista.
Questões relacionadas
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Uma garrafa de vidro e uma lata de alumínio, cada uma contendo 330mL de refrigerante, são mantidas em um refrigerador pelo mesmo longo período de tempo. Ao retirá-las do refrigerador com as mãos desprotegidas, tem-se a sensação de que a lata está mais fria que a garrafa. É correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
O desenho das sombras
Materiais
- Papéis cores variadas
- Canetinhas e giz pastel
- Tesouras
- Fitas adesivas
- Máquinas fotográficas digitais
- Papelão
Atividade
3ª Parte
Os grupos devem se reunir para produzir a ideia que tiveram com desenhos ou colagens de papéis que serão colados por um tempo em fita adesiva no espaço da escola. Pode ser usado um papelão duro como suporte.
4ª Parte
Faça uma exibição e debate sobre os resultados.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A Constituição brasileira define patrimônio cultural como o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira.
Entre as imagens a seguir, qual representa um bem imaterial do patrimônio cultural brasileiro?
- Matemática - Fundamental | 04. Frações
A professora pediu aos alunos que dessem um exemplo de fração.
Analise a resposta de alguns dos alunos cujos nomes foram indicados nas carteiras.
Duas das frações citadas são pares de frações equivalentes. Os nomes dos alunos que citaram essas frações são:
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
Desenvolvimento:
1 - A materialidade de uma obra de arte está a serviço da obra. Enquanto uma unidade, a obra de arte não pode prescindir de coerência, ou seja, o modo como ela é feita, o material escolhido para ser trabalhado, o suporte no qual a obra vai se apoiar (que pode ser até o espaço, no caso de uma escultura, uma instalação) está a serviço do que o artista pretende dizer.
2 - Analise essa relação nas obras do artista Nuno Ramos:
RAMOS, Nuno. Fruto estranho. Árvores, aviões, sabão, sebo, contrabaixo, vidro e soda caústica.
Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/comercio.asp?flg_Lingua=1&cod_Artista=110&cod_Serie=106>. Acesso em: 21 mar. 2014.
RAMOS, Nuno. Quadro. Placas retorcidas de latão, cobre e alumínio, tiras de pelúcia e tecidos diversos (pano, feltro, estopa, algodão, nylon, lã), pedaços de espelhos, acrílicos, canos de aço, mangueiras plásticas, cordas, fitas, cintas, arames, cola, parafina, vaselina, tinta a óleo.1999. 6,73 X 3,21 m.
Disponível em: <http://felipearruda.blogspot.com.br/2011/06/sobre-obra-de-nuno-ramos-sem-titulo-da.html>. Acesso em: 21 mar. 2014.
RAMOS, Nuno. Hora da razão (Choro negro 3), 2014. Detalhe.
Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/obras.asp>. Acesso em: 21 mar.2014.
3 - Para compreender melhor as obras:
Fruto estranho: http://www.artecapital.net/exposicao-290-nuno-ramos-fruto-estranho
Quadro: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1801200023.htm
Hora da razão: http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/hora-da-razao-de-nuno-ramos
4 - Comente com seus alunos sobre a materialidade da obra de Nuno Ramos e o quanto essa materialidade compõe o conceito de sua obra.
5 - Pergunte aos alunos se eles imaginam outros materiais que serviriam com tanta eficiência ao resultado desses trabalhos. Provavelmente, muitos terão dificuldade de responder e isso já revela o caráter de pesquisa que uma obra de arte contém. Para realizar um trabalho, o artista busca o resultado, procura por soluções composicionais, de materialidade e conceituais.
6 - Divida a turma em grupos de quatro componentes e proponha a cada grupo a elaboração de uma composição a partir de materiais inusitados. Eles deverão planejar o conceito da obra e também elaborar quais os materiais serão necessários à execução de uma obra tridimensional: madeira, gravetos, tecidos, linhas, sementes, fitas, canudinhos, copinhos plásticos, bucha vegetal?
7 - Na aula seguinte, organize grupos e respectivos materiais.
8 - Complemente as opções de materiais dos grupos com outros que você tiver, tais como cola quente, fita crepe, papéis coloridos, arames maleáveis, tesoura, etc.
9 - Convide cada grupo a realizar a composição de seu trabalho, lembrando sempre de que essa criação deve vir acompanhada de um conceito, cuja ideia deverá estar manifesta no trabalho.
10 - Acompanhe o processo criativo do grupo, dando suporte técnico e conceitual, ajudando nas soluções capazes de tornarem viáveis as execuções do trabalho.
11 - Ao final, cada grupo apresentará aos demais sua obra. Deixe que a turma fale primeiro sobre o que está vendo e só depois permita que o grupo se manifeste. Esta ordem torna possível a vivência da percepção da arte. O mesmo que acontece ali, o que é sentido e percebido, acontece também em relação à obra de arte, artista e espectador.
12 - Se for possível, fotografe tudo, desde o processo, e anexe as fotografias à exposição.