Explicaê

01

Desenvolvimento:  

   

  1 - A materialidade de uma obra de arte está a serviço da obra. Enquanto uma unidade, a obra de arte não pode prescindir de coerência, ou seja, o modo como ela é  feita, o material escolhido para ser trabalhado, o suporte no qual a obra vai se apoiar (que pode ser até o espaço, no caso de uma escultura, uma instalação) está a serviço do que o artista pretende dizer.   

   

  2 - Analise essa relação nas obras do artista Nuno Ramos:  

  Imagem  

  RAMOS, Nuno. Fruto estranho. Árvores, aviões, sabão, sebo, contrabaixo, vidro e soda caústica.   

  Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/comercio.asp?flg_Lingua=1&cod_Artista=110&cod_Serie=106>. Acesso em: 21 mar. 2014.  

  Imagem  

 

 

  RAMOS, Nuno. Quadro. Placas retorcidas de latão, cobre e alumínio, tiras de pelúcia e tecidos diversos (pano, feltro, estopa, algodão, nylon, lã), pedaços de espelhos, acrílicos, canos de aço, mangueiras plásticas, cordas, fitas, cintas, arames, cola, parafina, vaselina, tinta a óleo.1999. 6,73 X 3,21 m.   

  Disponível em: <http://felipearruda.blogspot.com.br/2011/06/sobre-obra-de-nuno-ramos-sem-titulo-da.html>. Acesso em: 21 mar. 2014.  

  Imagem  

   

  RAMOS, Nuno. Hora da razão (Choro negro 3), 2014. Detalhe.   

  Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/obras.asp>. Acesso em: 21 mar.2014.  

   

  3 - Para compreender melhor as obras:  

  Fruto estranho: http://www.artecapital.net/exposicao-290-nuno-ramos-fruto-estranho  

  Quadro: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1801200023.htm  

  Hora da razão: http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/hora-da-razao-de-nuno-ramos  

   

  4 - Comente com seus alunos sobre a materialidade da obra de Nuno Ramos e o quanto essa materialidade compõe o conceito de sua obra.  

   

  5 - Pergunte aos alunos se eles imaginam outros materiais que serviriam com tanta eficiência ao resultado desses trabalhos. Provavelmente, muitos terão dificuldade de responder e isso já revela o caráter de pesquisa que uma obra de arte contém. Para realizar um trabalho, o artista busca o resultado, procura por soluções composicionais, de materialidade e conceituais.  

   

  6 - Divida a turma em grupos de quatro componentes e proponha a cada grupo a elaboração de uma composição a partir de materiais inusitados. Eles deverão planejar o conceito da obra e também elaborar quais os materiais serão necessários à execução de uma obra tridimensional: madeira, gravetos, tecidos, linhas, sementes, fitas, canudinhos, copinhos plásticos, bucha vegetal?  

   

  7 - Na aula seguinte, organize grupos e respectivos materiais.  

   

  8 - Complemente as opções de materiais dos grupos com outros que você tiver, tais como cola quente, fita crepe, papéis coloridos, arames maleáveis, tesoura, etc.  

   

  9 - Convide cada grupo a realizar a composição de seu trabalho, lembrando sempre de que essa criação deve vir acompanhada de um conceito, cuja ideia deverá estar manifesta no trabalho.  

   

  10 - Acompanhe o processo criativo do grupo, dando suporte técnico e conceitual, ajudando nas soluções capazes de tornarem viáveis as execuções do trabalho.  

   

  11 - Ao final, cada grupo apresentará aos demais sua obra. Deixe que a turma fale primeiro sobre o que está vendo e só depois permita que o grupo se manifeste. Esta ordem torna possível a vivência da percepção da arte. O mesmo que acontece ali, o que é sentido e percebido, acontece também em relação à obra de arte, artista e espectador.  

   

  12 - Se for possível, fotografe tudo, desde o processo, e anexe as fotografias à exposição.