Desenvolvimento:
1 - A materialidade de uma obra de arte está a serviço da obra. Enquanto uma unidade, a obra de arte não pode prescindir de coerência, ou seja, o modo como ela é feita, o material escolhido para ser trabalhado, o suporte no qual a obra vai se apoiar (que pode ser até o espaço, no caso de uma escultura, uma instalação) está a serviço do que o artista pretende dizer.
2 - Analise essa relação nas obras do artista Nuno Ramos:
RAMOS, Nuno. Fruto estranho. Árvores, aviões, sabão, sebo, contrabaixo, vidro e soda caústica.
Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/comercio.asp?flg_Lingua=1&cod_Artista=110&cod_Serie=106>. Acesso em: 21 mar. 2014.
RAMOS, Nuno. Quadro. Placas retorcidas de latão, cobre e alumínio, tiras de pelúcia e tecidos diversos (pano, feltro, estopa, algodão, nylon, lã), pedaços de espelhos, acrílicos, canos de aço, mangueiras plásticas, cordas, fitas, cintas, arames, cola, parafina, vaselina, tinta a óleo.1999. 6,73 X 3,21 m.
Disponível em: <http://felipearruda.blogspot.com.br/2011/06/sobre-obra-de-nuno-ramos-sem-titulo-da.html>. Acesso em: 21 mar. 2014.
RAMOS, Nuno. Hora da razão (Choro negro 3), 2014. Detalhe.
Disponível em: <http://www.nunoramos.com.br/portu/obras.asp>. Acesso em: 21 mar.2014.
3 - Para compreender melhor as obras:
Fruto estranho: http://www.artecapital.net/exposicao-290-nuno-ramos-fruto-estranho
Quadro: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1801200023.htm
Hora da razão: http://www.artrio.art.br/pt-br/noticias/hora-da-razao-de-nuno-ramos
4 - Comente com seus alunos sobre a materialidade da obra de Nuno Ramos e o quanto essa materialidade compõe o conceito de sua obra.
5 - Pergunte aos alunos se eles imaginam outros materiais que serviriam com tanta eficiência ao resultado desses trabalhos. Provavelmente, muitos terão dificuldade de responder e isso já revela o caráter de pesquisa que uma obra de arte contém. Para realizar um trabalho, o artista busca o resultado, procura por soluções composicionais, de materialidade e conceituais.
6 - Divida a turma em grupos de quatro componentes e proponha a cada grupo a elaboração de uma composição a partir de materiais inusitados. Eles deverão planejar o conceito da obra e também elaborar quais os materiais serão necessários à execução de uma obra tridimensional: madeira, gravetos, tecidos, linhas, sementes, fitas, canudinhos, copinhos plásticos, bucha vegetal?
7 - Na aula seguinte, organize grupos e respectivos materiais.
8 - Complemente as opções de materiais dos grupos com outros que você tiver, tais como cola quente, fita crepe, papéis coloridos, arames maleáveis, tesoura, etc.
9 - Convide cada grupo a realizar a composição de seu trabalho, lembrando sempre de que essa criação deve vir acompanhada de um conceito, cuja ideia deverá estar manifesta no trabalho.
10 - Acompanhe o processo criativo do grupo, dando suporte técnico e conceitual, ajudando nas soluções capazes de tornarem viáveis as execuções do trabalho.
11 - Ao final, cada grupo apresentará aos demais sua obra. Deixe que a turma fale primeiro sobre o que está vendo e só depois permita que o grupo se manifeste. Esta ordem torna possível a vivência da percepção da arte. O mesmo que acontece ali, o que é sentido e percebido, acontece também em relação à obra de arte, artista e espectador.
12 - Se for possível, fotografe tudo, desde o processo, e anexe as fotografias à exposição.