(UESB)
Experiências realizadas com água, H2O (l), álcool etílico e glicerina, representados, respectivamente, pelas fórmulas condensadas H3CCH2OH (l) e H2C(OH)CH(OH)CH2OH(l), mostram que, durante a passagem do estado líquido para o gasoso, a temperatura permanece constante, de acordo com as curvas de aquecimento representadas no gráfico.
Considerando-se a análise dessas informações e os modelos de ligações químicas, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.4 Cilindro
Em um laboratório, um técnico manipula duas substâncias líquidas, A e B, em recipientes de diferentes medidas, mas com formato de cilindro circular reto, conforme ilustram as figuras. Sabe-se que o volume da substância A, contida no recipiente I, atinge 3/5 da altura total desse recipiente, e que o volume da substância B, contida no recipiente II, atinge 2/3 da altura total desse recipiente. O recipiente III é um cilindro equilátero, totalmente vazio, cujo diâmetro da base mede 8 cm.
Quando o técnico transfere os volumes totais das substâncias A e B dos recipientes I e II para o recipiente III, a mistura ocupa, do volume total desse recipiente,
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UEL) Considere as tabelas para responder à questão.
Brasil: Estrutura Fundiária
% da área
Pequena
(menos de 200 ha)
Média
(de 201 a 2000 ha)
Grande
(2001 e mais ha)
1992
26,59
34,0
39,31
1998
24,28
32,84
42,88
2003
28,42
36,45
35,12
% dos imóveis
Pequena
(menos de 200 ha)
Média
(de 201 a 2000 ha)
Grande
(2001 e mais ha)
1992
92,35
7,0
0,65
1998
91,99
7,24
0,77
2003
92,56
6,67
0,77
(http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm)
Com base na análise da tabela e nos conhecimentos sobre as transformações do espaço agrário brasileiro, pode-se afirmar que, no período selecionado
- Arte - Fundamental | 09. Arte Com Papel
Na arte com papel, assinale a alternativa que corresponde a técnica utilizada por Pablo Picasso e Georges Braque.
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Del 'tecnoadicto' al 'tecnoestresado', así nos afecta el uso de la tecnología
- Arte - Fundamental | 01.1. Diversidade cultural brasileira
Texto base: .
Enunciado:
Gabriel Levy encara o desafio de dar ritmo a paisagens sonoras de mais de 30 destinos
É possível imaginar que alguém consiga transformar os inúmeros sons da natureza, à primeira vista aleatórios, em música? Esta é a proposta do arranjador, diretor musical, tecladista e acordeonista Gabriel Levy, novo integrante da Expedição AIRCROSS. Entre 10 de novembro e 10 de dezembro, o músico percorrerá, ao lado dos dez selecionados para participar da Expedição, cerca de oito mil quilômetros, passando por dez estados diferentes e mais de 30 cidades brasileiras, na aventura que já é considerada a maior do país.
Levy fará uma verdadeira caçada pela autenticidade sonora de cada região. Do sopro do vento ao movimento do rio, da cantoria dos pássaros ao barulho dos carros, tudo se tornará swing e notas nas mãos do músico. “O sino da igreja, o rádio ligado, os violeiros e trios elétricos, os carros de boi, caminhões, moinhos, motores…Toda transformação tecnológica implica em um desenvolvimento do panorama acústico das localidades. É este mix de situações que vou explorar durante o passeio”, explica.
Do ponto de vista acústico, a Expedição AIRCROSS, segundo Levy, pode ser considerada a vanguarda de um movimento de preocupação com o meio ambiente acústico. “O projeto busca gerar reflexões e sensibilizar a população com relação às transformações acústicas que ocorrem em todo território nacional. O simples registro das paisagens sonoras das cidades brasileiras, e o resgate de uma memória sonora e musical de seus habitantes, pode iniciar uma série de debates sobre se é este o universo sonoro que queremos”, afirma.
Gabriel Levy é formado em Educação Artística com Licenciatura em Música pelo Instituto de Artes da Unesp. Frequentou cursos de música na Faculdade Santa Marcelina e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Estudou piano erudito e popular e acordeom, além de técnicas de regência coral. Apresenta trabalhos realizados em diversos discos infantis, como Amigos do Peito, Castelo Rá-Tim-Bum e Meninos do Morumbi. Leciona acordeom na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira. Como arranjador, diretor musical e instrumentista, atua ao lado de artistas como Zé Geraldo, Telma Chan, Pena Branca e Xavantinho, Vânia Borges, Vidal França, Léo Canhoto e Robertinho, João Ba, André Abujamra e banda Karnak, Cid Campos, Omstrab, entre outros.
SOBRE A EXPEDIÇÃO
A Expedição AIRCROSS acontecerá de 10 de novembro a 10 de dezembro e tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil. O material dará origem a um reality de 13 episódios, que será transmitido pelo Multishow, e, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão por mais de oito mil quilômetros, para regiões pouquíssimo exploradas, perfeitas para prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros.
A viagem remonta as experiências de André Citröen, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.
Como podemos observar, os sons da natureza não ficarão despercebidos na expedição Aircross, que pretende realizar inventário antropológico e cultural pelas regiões brasileiras que passar, os sons da natureza servirão de inspiração para o músico Gabriel Levy além dos outros sons que compõem as regiões e que não são da natureza, mas que são parte de um contexto cultural específico de cada lugar. Comente com a turma sobre esse assunto e sua importância, e fale sobre a paisagem sonora.
Peça aos alunos para gravarem sons de pássaros, tarefa que se tornou fácil nos dias de hoje, com a tecnologia dos celulares e mp3 e na sala de aula auxilie-os na complementação dos sons de pássaros pesquisados, com outros sons de instrumentos musicais como maracá, pau de chuva, triângulo, teclado, de forma que ao final eles terão composto uma música instrumental, que poderá ser apresentada depois de ensaiada, para as outras turmas da escola.