A Terra é um planeta em constante mudança desde quando surgiu, as evidencias dessas mudanças podem ser notadas na crosta e estão relacionadas ao deslocamento das placas tectônicas.
Analise o mapa:
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
No início do século XX, Pierre Curie e colaboradores, em uma experiência para determinar características do recém-descoberto elemento químico rádio, colocaram uma pequena quantidade desse material em um calorímetro e verificaram que 1,30 grama de água líquida ia do ponto de congelamento ao ponto de ebulição em uma hora.A potência média liberada pelo rádio nesse período de tempo foi, aproximadamente,
Note e adote:
- Calor específico da água: 1cal/gºC
- 1 cal=4J
- Temperatura de congelamento da água: 0ºC
- Temperatura de ebulição da água: 100ºC
- Considere que toda a energia emitida pelo rádio foi absorvida pela água e empregada exclusivamente para elevar sua temperatura.
- Ciências - Fundamental | 13. Movimentos da Terra
(UFRGS) Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, há uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações:
I. Os raios solares atingem a superfície da Terra durante o dia e, à noite, a superfície se resfria;
II. A incidência de radiação solar diminui em direção às regiões de alta latitude;
III. A incidência da radiação solar, nas regiões localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano.
Quais estão corretas?
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto e analise o gráfico a seguir.
A instrução não era coisa muito difundida na Mesopotâmia. Mas os escribas (...) tinham de submeter-se a um aprendizado (...) passando a integrar uma elite privilegiada que olhava os seus concidadãos com desprezo(...).
A primeira coisa que o menino de escola aprendia era confeccionar uma tabuinha e manejar um cálamo. Os primeiros passos na escrita eram dados num pedaço de argila, onde o menino aprendia a gravar uma cunha cuneiforme simples (...). Em seguida, começava com a lista básica de sinais (...). Depois de aprender os sinais básicos, o aluno passava às milhares de palavras sumérias diferentes que eram expressas por mais de um sinal. (...) Uma parte separada do currículo era dedicada à matemática (...) ensinada pelo escriba da contabilidade (...), pelo escriba da medida (...) e pelo escriba do campo (isto é, agrimensor).
Trechos de Walker, C. B. F. O cuneiforme. In: HOOKER, J. T. Lendo o passado: do cuneiforme ao alfabeto. São Paulo: Edusp, Melhoramentos, 1996. p. 55-57.
Glossário:
- Concidadãos: pessoa que, em relação a outra, é da mesma cidade ou do mesmo país.
- Cálamo: instrumento para a escrita, feito de um pedaço de cana ou junco, afinado na extremidade, utilizado antigamente para escrever em tábuas de argila, papiros e pergaminhos.
- Cunha: tipo de plano inclinado duplo que se movimenta para realizar o trabalho.
- Cuneiforme: designação dada a certos tipos de escritas feitas com auxílio de objetos em formato de cunha.
- Agrimensor: profissional que mede e divide propriedades rurais e urbanas.
Analfabetismo e escolarização no Brasil.
Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/transform.htm. Acesso em: 27 out. 2011.
Comparando a alfabetização no Brasil e nas sociedades antigas concluímos que
- Matemática - Fundamental | 35. Medida de capacidade
A cada segundo, o Rio Amazonas despeja 200 milhões de litros de água no Oceano Atlântico.
Superinteressante Especial, jul. 2002.
A quantidade de litros de água que o Rio Amazonas despeja em 1 minuto no Oceano Atlântico é
- Ciências - Fundamental | 03. Energia Térmica, Vida e Novos Materiais
(UNICENTRO) São muitas as discussões sobre a origem da vida no planeta Terra. Os estudos sobre o assunto evidenciam a importância dos avanços tecnológicos e das pesquisas para o aprimoramento das hipóteses sobre a origem da vida. Porém, após alguns séculos de estudos, apesar de consideráveis avanços, ainda existem muitas perguntas sem respostas.
Sobre as principais teorias da origem da vida, pode-se afirmar: