A cada segundo, o Rio Amazonas despeja 200 milhões de litros de água no Oceano Atlântico.
Superinteressante Especial, jul. 2002.
A quantidade de litros de água que o Rio Amazonas despeja em 1 minuto no Oceano Atlântico é
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
Texto para o item
Por apresentar o corpo segmentado em forma de espiral, como ilustrado ao lado, o nautilus é um ser que apresenta a razão áurea em seu desenvolvimento. Os nautiloides são cefalópodes marinhos arcaicos, que, muito abundantes no Paleozoico, correspondem aos gêneros Allonautilus, já extintos, e Nautilus, que vivem no sudoeste do Oceano Pacífico. Os cefalópodes marinhos são rápidos e seu corpo apresenta simetria bilateral e é composto por cabeça, massa visceral e tentáculos. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.
A rapidez dos cefalópodes marinhos, aludida no texto, pode ser justificada pelo fato de esses seres apresentarem sistema de propulsão a jato realizado por estrutura modificada do pé.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
De acuerdo con el cómic, es correcto decir que:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza.
“Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro”, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: CATELLI JR., R.
Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de ]
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
Os haletos orgânicos são muito utilizados como solventes na fabricação de plásticos, inseticidas e gás de refrigeração. Assinale a opção que associa corretamente a fórmula estrutural do haleto orgânico com seu nome IUPAC.
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel canson formato A4
- Giz de cera
- Cola relevo – cores variadas
- Lápis de cor
- Canetinha
- Fotos impressas da obra “A Sala Vermelha - Henri Matisse”, no tamanho de 10x15 cm
Disponível: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre o Fauvismo.
“ Fauvismo: Escola que utiliza cores vibrantes e livre tratamento da forma na representação
do mundo, iniciando a redução da linguagem da pintura a seus meios de expressão
essenciais : cor, forma e pincelada [Matisse está entre os seus expoentes.].
Disponível: https://www.google.com/search?q=fauvismo&oq=fauvismo&aqs=chrome..69i57j0l5.2305j1j8&sourceid=chrome&ie=UTF-8
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “ A Sala Vermelha – Matisse” e falar um
pouco sobre esta obra.
“Matisse pintou “A Sala Vermelha” em 1908. O próprio artista definiu essa tela como um
painel decorativo e foi produzida para a sala de jantar da mansão de um famoso colecionador
russo chamado Sergey Shchukin, no tamanho de 180,5 x 221 cm
. Matisse sempre usou cores puras e o branco em suas telas, com o objetivo de criar uma
atmosfera cheia de luz em suas pinturas. Ao invés de usar modelagem ou sombreamento
para dar volume e estrutura para suas fotos, Matisse usava áreas contrastantes de cor pura.
Essas ideias permaneceram sempre importantes em toda a sua carreira.
. Sua arte sempre valorizou imagens decorativas. No entanto, embora o artista ser
popularmente conhecido como um pintor dedicado ao prazer e ao contentamento, o uso da
cor em sua obra é muitas vezes deliberado, causando desorientação e inquietamento ao
observador de seus quadros.
. A figura humana foi fundamental para o trabalho de Matisse, tanto na escultura quanto na
pintura. Às vezes a figura humana era fragmentada duramente, outras vezes tratava isso
como um elemento decorativo, curvilíneo. Alguns de seus trabalhos refletem o humor e a
personalidade de seus modelos, mas frequentemente Matisse usava seus modelos como
veículos para extravasamento de seus próprios sentimentos.
. Estudiosos da década de 1950 descrevem Matisse e o Fauvismo como precursores do
Expressionismo Abstrato e de grande parte da arte moderna, mas, até hoje, a arte de
Matisse continua a seduzir não apenas artistas, mas também colecionadores, que compram
suas pinturas por mais de US$ 17 milhões.”
Fonte: https://www.mestresdapintura.com.br/blog/cores-inquietantes-desorientadoras-de- matisse/
Fonte: https://deniseludwig.blogspot.com/2013/05/arte-em-pinturas-com-interiores.html
- O professor vai propor para as crianças a releitura da obra citada acima.
- O professor deverá entregar para cada criança o papel canson e o impresso com o desenho
da obra.
- Pedir as crianças para fazerem um desenho, se inspirando nesta obra.
- Depois do desenho feito, incentive as crianças a colorir, utilizando cores bem fortes.
- O professor pode sugerir que as crianças façam o acabamento nos desenhos utilizando a cola
relevo.
- É importante lembrar as crianças que o uso de cores vibrantes e o preenchimento de todas as
áreas do desenho são características marcantes do fauvismo.
- Depois de todos os trabalhos prontos, o professor deverá escolher um local na escola para
expor os trabalhos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!