Analise a charge produzida por Szego Gizi, em 1960.
GIZI, Szego. Limpeza intensa outono (Descolonização). 1960. Coleção particular.The Bridgeman Art Library.
Disponível em: http://www.bridgemanart.com/asset/157421/Gizi-Szego-20th-century>. Acesso em: 18 jul. 2013.
Responda:
A) Descreva a cena representada na charge de Szego Gizi.
B) Levando-se em conta o ano de produção da charge, a qual processo histórico ela se refere?
C) Relacione esse processo histórico à Guerra Fria.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FG 2018) Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substâncias, caracterizadas por exibir faixas de temperatura de fusão e de ebulição, dentre outras propriedades.
Ao se analisar um sistema formado por gelo, água no estado líquido, um pequeno fragmento de granito, formado por quartzo feldspato, mica, sal e açúcar dissolvidos, pode-se corretamente afirmar:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(CEFET MG) Analise a representação da sequência de eventos que ocorrem no aparelho reprodutor feminino humano.
Caso não ocorra o fenômeno indicado pela seta, o destino do ovócito II é ser:
- Matemática | 09. Probabilidade
Uma empresa aérea lança uma promoção de final de semana para um voo comercial. Por esse motivo, o cliente não pode fazer reservas e as poltronas serão sorteadas aleatoriamente. A figura mostra a posição dos assentos no avião:
Por ter pavor de sentar entre duas pessoas, um passageiro decide que só viajará se a chance de pegar uma dessas poltronas for inferior a 30%.
Avaliando a figura, o passageiro desiste da viagem, porque a chance de ele ser sorteado com uma poltrona entre duas pessoas é mais aproximada de:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Rigoberta Menchú Tum es una líder indígena guatemalteca, miembro del grupo maya quiché, defensora de los derechos humanos, embajadora de buena voluntad de la UNESCO y ganadora del Premio Nobel de la Paz y el Premio Príncipe de Asturias de Cooperación Internacional.
Le encontraste a ella en un viaje y tuviste ganas de entrevistarla para el diario del colegio.
Disponible en: <https://es.slideshare.net/pilarmania/presentacion-de-rigoberta-menchu-44272646>. Acceso el 09/01/2019.
A) Elabora 5 preguntas para la entrevista.
B) Contesta las preguntas con las informaciones del texto anterior.