Para justificar a ação imperialista apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem a Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual, as nações mais adiantadas tinham uma missão civilizadora a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudo ciência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não-branco e a expressão "darwinismo social"tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551. Acesso em 20/05/2010.
Com base no texto, explique o que era a Missão Civilizadora.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
(PUC-GO) Leia o fragmento de texto a seguir:
Nesta quarta-feira (17), o Projeto Educação falou sobre os filósofos contratualistas e suas obras. O professor de filosofia Fábio Medeiros respondeu a uma pergunta enviada por um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.
[...]
Segundo o professor Fábio Medeiros, existem três pensadores da era moderna, conhecidos como os filósofos contratualistas: Thomas Hobbes, que escreveu o livro Leviatã; John Locke, autor de Dois Tratados sobre o Governo Civil’; e Jean-Jacques Rousseau, escritor do Contrato Social. Eles são considerados contratualistas porque afirmam que é necessário um contrato social para que a vida civilizada possa acontecer. A partir desse princípio, cada um deles tem sua linha de pensamento.
[...]
(Disponível em: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/educacao/noticia/2018/10/17/projeto-educacao-saiba-quem-são-os-filosofos-contratualistas-e-sus-deias.ghtml. Acesso em: 30 out. 2021. Adaptado.)
Considere as informações contidas no fragmento e analise as assertivas que se seguem, sob a perspectiva da filosofia dos contratualistas:
I. Sob a perspectiva da teoria de Hobbes, os seres humanos vivem em uma sociedade que não é civilizada e possuem uma natureza má. Daí vem a afirmação: “O homem é o lobo do homem” e, por esse motivo, é necessário estabelecer a vida civilizada por meio de um pacto, na qual há uma pessoa governando.
II. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o homem é naturalmente desigual. Portanto, a sociedade estimula as competições e potencializa as diferenças entre os homens. Locke é responsável por propor que, para a sociedade existir civilizadamente, é preciso superar a desigualdade social oriunda da propriedade privada.
III. Sob a perspectiva da teoria de Rousseau, o Estado deve ser absoluto, ou seja, para que a sociedade se organize, é importante sair do estado de natureza e adentrar no estado de se autogovernar. Por esse motivo, é necessário que o Estado seja o representante absoluto do estado civil.
IV. Sob a perspectiva da teoria de Locke, o Estado se formaria porque ninguém é bom juiz de si mesmo. Logo, o Estado se tornaria necessário para intermediar os conflitos entre as pessoas. Por conseguinte, as pessoas poderiam esperar que o Estado assegurasse os direitos e as liberdades individuais de todos.
Marque a única alternativa cujos itens contêm uma análise correta, de acordo com a filosofia dos autores contratualistas:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UDESC) Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo termodinâmico representado no diagrama p x V da Figura.
O trabalho, em joules, realizado durante um ciclo é:
- História | Geral
(ULBRA) Leia o texto a seguir, observe a figura e responda à questão.
A História, como toda ciência, existe enquanto dinâmica investigativa e problematizadora de conhecimentos postos. Os estudos mais recentes sobre o Egito Antigo apontam para uma lógica cotidiana para além nas narradas pela historiografia ocidental eurocêntrica e se esforça em recuperar uma identificação egípcia com a cultura africana. O que se sabe sobre o Egito se soma a um conjunto de novas informações que enaltece a importância da Antiguidade, para tanto, a vida e a saga dos Faraós passou a ser capítulo de uma história africana ressignificada. Conhecer sobre a existência de Tutancâmon significa entender um pouco mais sobre a cultura africana.
Coloque V ou F nas informações sobre Tutancâmon.
( ) Contraiu casamento aos 8 anos de idade.
( ) Assumiu o trono egípcio com cerca de 9 anos de idade.
( ) Restaurou cultos divinos e privilégios ao clero.
( ) Morreu por volta dos 18 anos, sem herdeiros.
A alternativa correta é:
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
(UERJ) A influência de fatores ambientais, como a disponibilidade de alimentos, sobre o crescimento dos seres vivos pode ser avaliada experimentalmente. Considere, por exemplo, um inóculo da bactéria E. coli que foi introduzido em um meio nutritivo adequado. O tempo de geração, ou seja, o intervalo de tempo necessário para que uma célula se duplique, foi medido durante a fase de crescimento exponencial e durante a fase estacionária. Observe os gráficos abaixo:
O resultado desse experimento, em relação à influência de fatores ambientais no crescimento bacteriano, está representado pelo gráfico de número:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Bahiana)
A fonte principal de energia para o movimento do corpo e a sobrevivência das células são carboidratos, a exemplo da glicose e da frutose. Esses monossacarídeos são abundantes na natureza, apresentam a mesma fórmula molecular e estruturas químicas diferentes e têm grande importância no metabolismo energético de animais, plantas e micro-organismos.
Com base nessas informações, na análise das estruturas químicas da glicose e da frutose e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar: