Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.consciencia.org/imagens/ary/o-mar-tenebroso.jpg.>. Acesso em: 15 set. 2012.
A imagem retrata que entre os séculos XV e XVI os europeus
Questões relacionadas
- História | 2. Pré-História
A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.
KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org.) História geral da África, I: metodologia e pré-história da África. Brasília: Unesco, 2010.
De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base:
Enunciado:
As cerâmicas das primeiras comunidades da região da Amazônia eram
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca. Só sei que em redor tudo era silêncio e treva. E que me sentia bem naquela solidão. Na embarcação desconfortável, tosca, apenas quatro passageiros. Uma lanterna nos iluminava com sua luz vacilante: um velho, uma mulher com uma criança e eu.
O velho, um bêbado esfarrapado, deitara-se de comprido no banco, dirigira palavras amenas a um vizinho invisível e agora dormia. A mulher estava sentada entre nós, apertando nos braços a criança enrolada em panos. Era uma mulher jovem e pálida. O longo manto escuro que lhe cobria a cabeça dava-lhe o aspecto de uma figura antiga.
[...]
Debrucei-me na grade de madeira carcomida. Acendi um cigarro. Ali estávamos os quatro, silenciosos como mortos num antigo barco de mortos deslizando na escuridão. Contudo, estávamos vivos. E era Natal.
A caixa de fósforos escapou-me das mãos e quase resvalou para o. rio. Agachei-me para apanhá-la. Sentindo então alguns respingos no rosto, inclinei-me mais até mergulhar as pontas dos dedos na água.
TELLES, L. F. Disponível em: http://www.releituras.com. Acesso em: 6 set. 2021.
Um mesmo gênero textual pode apresentar, de acordo com a intenção do texto, diferentes sequências tipológicas. Nesse fragmento do conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles, os tipos textuais predominantes na organização do texto são
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Nos ambientes tropicais, os modelos convencionais de produção agrícola têm gerado degradação dos recursos naturais e um manejo cada vez mais caro e trabalhoso. Pela legislação brasileira, os sistemas agroflorestais (SAFs) são sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas e forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre esses componentes.
Disponível em: www.ambienteduran.eng.br.Acesso em:4 ago.2012 (adaptado)
Os SAFs são atualmente muito adotados como estratégia de manejo ambiental no Brasil porque
- Arte | 1. Introdução
MAGRITTE, R. Isto não é um cachimbo, 1928-9.
O pintor belga René Magritte (1898 – 1967) foi um dos grandes expoentes do estilo surrealista. Suas representações surpreendem os espectadores pelo inusitado, provocando-os a se questionar, e ao artista, por meio das imagens.
A respeito dessa postura provocativa do artista e após a análise da obra em questão, é possível inferir