Três pequenas esferas, E1, E2 e E3 são lançadas em um mesmo instante, de uma mesma altura, verticalmente para o solo. Observe as informações da tabela:
A esfera de alumínio é a primeira a alcançar o solo; a de chumbo e a de vidro chegam ao solo simultaneamente.
A relação entre v1, v2 e v3 está indicada em:
Questões relacionadas
- Biologia
A figura abaixo mostra como o DNA de uma determinada planta foi modificado de maneira que ela se tornasse resistente a um herbicida.
Com relação à técnica utilizada, é correto afirmar que:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Patrícia fará uma visita a seus pais que moram em outro município. Em sua última visita, ela gastou 4 horas dirigindo para realizar o trajeto, a uma velocidade média de 60 km/h. Dessa vez, para conseguir participar de um evento familiar, ela pretende fazer o mesmo trajeto em 3 horas e 20 minutos.
Qual deverá ser a velocidade média desenvolvida pelo carro de Patrícia nessa viagem?
- Biologia | 14. Biotecnologia
As filas de espera para transplantes aumentam a cada dia que passa. Centros de pesquisa em todo o mundo preparam alternativas ao tradicional transplante de órgãos doados de pessoas clinicamente mortas. Alguns laboratórios estão pesquisando a utilização de órgãos formados a partir de células indiferenciadas, denominadas células-tronco, extraídas do próprio paciente que necessita do transplante.
O procedimento descrito no texto compreende a técnica de:
- Geografia | 3.6 Hidrografia
(FATEC) Observe os mapas:
Podemos relacionar corretamente esses mapas a um projeto que tem suscitado calorosas discussões sobre
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Galinha cega
O dono correu atrás de sua branquinha, agarrou-a, lhe examinou os olhos. Estavam direitinhos, graças a Deus, e muito pretos. Soltou-a no terreiro e lhe atirou mais milho. A galinha continuou a bicar o chão desorientada. Atirou ainda mais, com paciência, até que ela se fartasse. Mas não conseguiu com o gasto de milho, de que as outras se aproveitaram, atinar com a origem daquela desorientação. Que é que seria aquilo, meu Deus do céu? Se fosse efeito de uma pedrada na cabeça e se soubesse quem havia mandado a pedra, algum moleque da vizinhança, aí... Nem por sombra imaginou que era a cegueira irremediável que principiava.
Também a galinha, coitada, não compreendia nada, absolutamente nada daquilo. Por que não vinham mais os dias luminosos em que procurava a sombra das pitangueiras? Sentia ainda o calor do sol, mas tudo quase sempre tão escuro. Quase que já não sabia onde é que estava a luz, onde é que estava a sombra.
GUIMARAENS, J. A. Contos e novelas. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (fragmento).
Ao apresentar uma cena em que um menino atira milho às galinhas e observa com atenção uma delas, o narrador explora um recurso que conduz a uma expressividade fundamentada na: