Em um certo planeta, um corpo é atirado verticalmente para cima, no vácuo, de um ponto acima do solo horizontal. A altura, em metros, atingida pelo corpo é dada pela função h(t)=At2+Bt+C em que t está em segundos. Decorridos 4 segundos do lançamento, o corpo atinge a altura máxima de 9 metros e, 10 segundos após o lançamento, o corpo toca o solo.
A altura do ponto de lançamento, em metros, é:
Questões relacionadas
- Matemática | 13. Geometria Plana
Cata-ventos serão confeccionados para a apresentação de uma turma de crianças no dia da inauguração de um shopping. Para a confecção, a professora dos alunos dispõe de cartolinas com faces de duas cores, sendo um lado azul e o outro amarelo com hachuras. Para a montagem de cada cata-vento, ela realizou os seguintes passos:
I. Recortou um quadrado de cartolina cujos lados medem 20 cm;
II. A partir de cada vértice do quadrado, fez um corte retilíneo de 8,5 cm em direção ao centro (figura 1);
III. Com a face azul virada para cima, tomou 4 pontas de forma alternada e as colou no centro da cartolina (figura 2);
IV. Fixou a estrutura de cartolina do cata-vento a uma haste de madeira (figura 3).
Durante a apresentação, as crianças deverão segurar o cata-vento de modo que a plateia o veja como na figura 3. Considere que as partes em amarelo (hachuradas) são triângulos isósceles cujos lados iguais medem exatamente o tamanho do corte feito no passo II.
A área amarela que será vista pelo público em cada cata-vento é igual a
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNIT) É chegado o tempo para um ataque direto ao problema central da biologia, o problema de como é que uma única célula, o óvulo fertilizado, dá origem à criatura adulta feita de muitos tipos diferentes de células. Esse processo, que conhecemos como desenvolvimento, tem sido descrito e pensado por biólogos desde que existe uma ciência da biologia. Sua natureza permaneceu um mistério porque nós não havíamos até aqui compreendido o suficiente sobre a natureza da própria vida. Hoje compreendemos. Sabemos que todas as células contêm as instruções para toda a vida celular, inscritas no DNA e seus cromossomos, e que essas instruções incluem especificações de como fazer os muitos tipos de moléculas de enzimas por meio das quais a célula converte substâncias disponíveis em metabolitos adequados para fazer mais células.
(KELLER, 2002, p. 86).
Analisando-se o texto e com base nos conhecimentos a respeito dos processos biológicos implícitos, é possível afirmar:
- Biologia
A raposa, o lobo e o cão doméstico pertencem a espécies biológicas distintas entre si. Suponha que o seguinte experimento tenha sido realizado com sucesso: o núcleo de uma célula do corpo de um cão tenha sido transplantado para um óvulo anucleado de uma raposa e o embrião tenha sido implantado no útero de uma loba, ocorrendo a gestação. O animal será um clone que apresentará características genéticas
- Língua Portuguesa
Acauã
Luiz Gonzaga
Acauã, acauã vive cantando
Durante o tempo do verão
No silêncio das tardes agourando
Chamando a seca pro sertão
Chamando a seca pro sertão
Acauã,
Acauã,
Teu canto é penoso e faz medo
Te cala acauã,
Que é pra chuva voltar cedo
Que é pra chuva voltar cedo
Toda noite no sertão
Canta o João Corta-pau
A coruja, mãe da lua
A peitica e o bacurau
Na alegria do inverno
Canta sapo, gia e rã
Mas na tristeza da seca
Só se ouve acauã
Só se ouve acauã
Acauã, Acauã...
Julgue as proposições, a seguir, quanto às relações sintático-semânticas estabelecidas tanto dentro de um mesmo período quanto entre os períodos constantes no texto.
I. No trecho “Te cala acauã” (nono verso), deveria ser acrescentada uma vírgula antes de “acauã”, uma vez que essa palavra desempenha o papel de vocativo.
II. No verso “A coruja, mãe da lua”, a vírgula foi utilizada, justamente, para isolar o aposto “mãe da lua”.
III. Por se tratar de sujeito posposto, seria provocado um erro de concordância se, em “Canta o João Corta-pau / A coruja, mãe da lua / A peitica e o bacurau”, fosse pluralizado verbo.
IV. Em “Na alegria do inverno / Canta sapo, gia e rã”, deveria ser acrescentada uma vírgula depois de “inverno” para isolar um adjunto adverbial.
V. No verso “Mas na tristeza da seca”, a conjunção foi utilizada para estabelecer uma relação de concessão com os dois versos anteriores.
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs) Como geralmente acontecia aos sábados de manhã, comecei a trabalhar no laboratório de Cavendish, da Universidade de Cambridge, antes de Francis Crick, no dia 28 de fevereiro de 1953. Eu tinha bons motivos pra levantar cedo. Sabia que estávamos perto de decifrar a estrutura de uma molécula quase desconhecida na época, chamada ácido desoxirribonucleico (DNA). Mas essa não era uma molécula qualquer: o DNA, como Crick e eu estávamos cientes, contém a chave da natureza das coisas vivas, armazenando as informações hereditárias que são passadas de uma geração a outra e orquestrando o mundo inacreditavelmente complexo da célula. Se decifrássemos sua estrutura tridimensional, a arquitetura da molécula, teríamos um vislumbre do que Crick chamava de “o segredo da vida”. (WATSON, 2005, p. 11).
Com base no texto e nos conhecimentos relacionados à estrutura da molécula de DNA, analise, dentre as proposições a seguir, aquela que reflete informações corretas sobre a estrutura dessa molécula.