Um móvel de massa 100 kg inicialmente em repouso, move-se sob a ação de uma força resultante, constante, de intensidade 500N durante 4,0s. A energia cinética adquirida pelo móvel, no instante t=4,0s em joule (J) é:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ÍNDIO CRIANÇA
Indiozinho vai crescer,
virar um índio valente.
Dentro dele vive sempre
o indiozinho inocente.
Criança índio, índio criança...
Não guarda mágoa, nem esperança.
Vive o presente, respira o ar,
se molha na água,
se seca ao sol lá na floresta
e se reúne com os outros índios
para a grande festa.
[...]
Criança índio, índio criança...
Criança índio, índio criança...
[...]
ARAÚJO, Márcio; MAURA, Yara. Índio criança.
In: Planeta Terra. CD Building Records, 2004.
(Fragmento)
a) Retire do poema, um ou mais versos que mostra a criança índio vivendo feliz perto da natureza.
b) Você vive perto da natureza? Explique.
- Física
A apresentação de motociclistas dentro do globo da morte é sempre um momento empolgante de uma sessão de circo, pois ao atingir o ponto mais alto do globo, eles ficam de ponta cabeça. Para que, nesse momento, o motociclista não caia, é necessário que ele esteja a uma velocidade mínima (v) que se relaciona com o raio do globo R e a aceleração da gravidade (g) pela expressão: com R dado em metros.
Considere que no ponto mais alto de um globo da morte, um motociclista não caiu, pois estava com a velocidade mínima de 27 Km/h.Assim sendo, o raio do globo é, aproximadamente, em metros,Adote g=10 m/s2
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O valor cobrado por uma corrida de táxi é calculado somando-se a bandeirada, um valor fixo que é cobrado em qualquer corrida, a um valor variável que depende da distância percorrida.
Uma empresa de táxi cobra pela bandeirada o valor de R$ 4,50. Para corridas de até 200 metros, é cobrada somente a bandeirada, e para corridas superiores a 200 metros é cobrado o valor de R$ 0,02 para cada metro adicional percorrido.
Para analisar o valor cobrado, em real, em função da distância percorrida, em metro, a empresa elaborou um gráfico, com uma simulação para uma distância de 600 metros.
O gráfico que representa o valor da corrida, em real, em função da distância percorrida, em metro, é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia a reportagem de Renata Moura para responder à questão. Vício em celular chega a consultórios e já preocupa médicos no Brasil Desde a morte do pai, em 2013, *Mariana lutou contra a depressão e viu o quadro piorar ao mergulhar por horas a fio no Facebook. “Era como uma fuga, uma anestesia para esquecer problemas”. Significava também “procrastinar tarefas da casa e os estudos”. “Checava o celular o tempo inteiro. Estava viciada”. Já na vida de *Luísa, 47 anos, o smartphone entrou como alternativa para relaxar à noite, após um longo dia de trabalho. Em poucos anos, virou o centro de conflitos com as filhas e o marido. “Reclamavam que eu tinha virado um zumbi, que fingia prestar atenção em conversas quando, na verdade, estava pensando em algo que li ou esperando mais uma curtida no Instagram. Era capaz de debater temas no Facebook, mas não conversava com minhas filhas”, disse Luísa à BBC Brasil. A dependência tecnológica, que inclui o “uso abusivo” da internet, redes sociais, jogos e celulares, não é dimensionada no Brasil, mas já chega como problema a especialistas. “Não existe nenhum órgão dizendo que há uma preocupação nacional sobre isso, mas diferentes segmentos observam que a tecnologia de forma excessiva começa a criar problemas recorrentes. Há aumento de queixas de pacientes nos hospitais universitários, nas clínicas de psicologia, de psiquiatria e em escolas”, diz [...] Cristiano Nabuco de Abreu. [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/brasil-41922087. Acesso em: 20 abr. 2019. (* – nomes fictícios)
Enunciado:
A alternativa que traduz o tema do texto é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Fazendeiro de cana Minha terra tem palmeiras? Não. Minha terra tem engenhocas de rapadura e cachaça e açúcar marrom, tiquinho, para o gasto. [...] Tem cana caiana e cana crioula, cana-pitu, cana rajada, cana-do-governo e muitas outras canas de garapas, e bagaço para os porcos em assembleia grunhidora diante da moenda movida gravemente pela junta de bois de sólida tristeza e resignação. As fazendas misturam dor e consolo em caldo verde-garrafa e sessenta mil-réis de imposto fazendeiro. DRUMMOND, Carlos Drummond de. Boitempo. vol. 02. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
Para que um texto ganhe significado, é necessário que nele existam pistas sobre o pacto de leitura que o autor propõe ao leitor. A construção dos efeitos de sentido do poema “Fazendeiro de cana” depende que o leitor perceba a