Leia os textos a seguir.
Entre 1968 e 1974, o Brasil viveu um período de grande crescimento econômico, que foi nomeado pelos militares de Milagre Econômico. Esse crescimento foi garantido, entre outros fatores, pelos volumosos investimentos estrangeiros no setor industrial, sobretudo, na indústria de bens de consumo duráveis, de automóveis a eletrodomésticos.
Analise a tabela.
Fonte: GUIMARÃES, Alberto P. As classes perigosas. Rio de Janeiro: Graaal. 1981, p 150.
Em termos sociais, o Milagre Econômico
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
Eletrólise é uma reação não espontânea provocada pelo fornecimento de energia elétrica proveniente de um gerador (pilhas). A eletrólise possui muitas aplicações na indústria química, na produção de metais, como sódio, magnésio, potássio, alumínio etc., também na produção de não metais como cloro e o flúor e, ainda, substâncias como o hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) e a deposição de finas películas de metais sobre peças metálicas ou plásticas. Essa técnica de deposição em metais é conhecida como galvanização. Os mais comuns são as deposições de cromo (cromagem), níquel (niquelagem), prata (prateação), ouro (dourar), usadas em grades, calotas de carros, emblemas, peças de geladeira, joias, aparelhos de som. É utilizada também na purificação ou refino eletrolítico de muitos metais, como cobre e chumbo e no processo de anodização, que nada mais é do que uma oxidação forçada da superfície de um metal para que seja mais resistente à corrosão.
Disponível em:.
Temos como exemplo a eletrólise em série, com três cubas eletrolíticas, contendo respectivamente as seguintes soluções químicas: na primeira cuba, sulfato de cobre; na segunda cuba, cloreto de alumínio; e na terceira cuba, clorato de prata. Analisando o texto, assinale a alternativa que mostra a massa total dos metais, em gramas, depositados nestas três cubas eletrolíticas, ligadas em série, quando submetidas a uma corrente de 6 A durante um tempo de 0,672 horas.
Dados: Cu = 63,5; Aℓ = 27; Ag = 108; 1F = 96.500C.
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UCS) “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”
(ARMSTRONG)
A chegada do homem à Lua, com o sucesso da missão Apollo 11, completou 50 anos em 2019. O aniversário da primeira aterrissagem tripulada ao satélite natural ocorreu em um momento de crescente interesse em torno do assunto. Atualmente, existem diversos projetos para repetir a façanha dos anos 1960, como é o caso do programa Artemis, da NASA, que pode sair do papel em 2024. Outros países também têm planos de levar astronautas à Lua, além de corporações interessadas em viabilizar a exploração comercial e turística do satélite no futuro.
Disponível em: https://www.dn.pt/ciencia/interior/um-pequeno-passo-para-um-homem-um-salto-gigantesco-para-a humanidade-1312455.html. Acesso em: 16 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
Nesse sentido, a(s) questão(ões) abordarão o eixo temático “Os 50 anos da chegada do homem à Lua”.
Uma das questões abordadas pelo filósofo Ludwig Wittgenstein, sobre os limites da linguagem, é que cada ser humano experimenta as sensações do mundo de um modo peculiar, pois, segundo ele, toda experiência é particular. Nesse contexto, como, e em que medida, a descrição das experiências e sensações pessoais pode ser compreendida pelos outros? Essa questão me veio à mente quando eu saí há pouco do trabalho e deparei-me com uma Lua cheia absurdamente brilhante, vislumbrada ao fundo de uma árvore plantada no pomar de uma das casas da vizinhança. Parei para observar a luz prateada entre os galhos e entendi que, por mais que eu me esforce ao escolher as palavras, nunca serei capaz de descrever, de modo plenamente inteligível, para outras pessoas, toda a profundidade de sentimentos que me ocorrem ao ver a Lua cheia brilhando em uma noite calma atrás de uma grande árvore que o inverno desfolhou. Diante de certas sensações, as palavras ficam pequenas.
Disponível em: http://marcioalmeidajr.blogspot.com/2009/07/filosofia-da-lua-cheia.html. Acesso em: 15 set. 2019. (Parcial e adaptado.)
A partir da leitura do texto acima e de seus conhecimentos sobre Filosofia, assinale a alternativa correta.
- Geografia | 7. Geopolítica
No nosso mundo globalizado, nenhum país é uma ilha. Os conflitos violentos criam problemas que se deslocam sem passaporte e não respeitam as fronteiras nacionais, mesmo quando estas são defendidas de maneira elaborada.
ONU/PNUD. Relatório do desenvolvimento humano 2005: racismo, pobreza e violência.
Madri: Mundi-Prensa, 2005. p.74.
Com base nos conhecimentos sobre as guerras civis, na ordem global, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Afetam as redes comerciais locais, os mercados e toda economia, aumentando a pobreza, a desnutrição e as enfermidades infecciosas.
( ) Afetam países ricos dotados de recursos tecnológicos de alto valor comercial, que são incapazes de regular seus recursos.
( ) Desestimulam os investimentos internos e estrangeiros, provocando fuga de capitais, reduzindo o crescimento.
( ) Geram infraestruturas precárias, baixo dinamismo econômico, perdas de vida, mutilação e sofrimento generalizado.
( ) Geram proteção às mulheres vulneráveis à violência sexual e às crianças expostas a traumas psicológicos.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- Matemática | B. Regra de Três
A razão entre o peso de uma pessoa na Terra e o seu peso em Netuno é Dessa forma, o peso de uma pessoa que na terra pesa 60 kg, em Netuno, está no intervalo:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) O comportamento de afundamento ou flutuação de um corpo é determinado por uma comparação entre as densidades do fluido e do corpo. Considere um corpo feito de um material cuja densidade é 2,0 g/cm³, suspenso por um fio e, então, completamente imerso em um recipiente cheio de água.
Sendo a massa do bloco igual a 2,0 kg, a densidade da água é igual a 1,0 g/cm³ e g = 10 m/s², conclui-se que a tração no fio enquanto o bloco está imerso, em N, é igual