(UESB) Com os conhecimentos de grandezas dinâmicas e a aplicação do teorema trabalho-energia, é possível resolver muitos problemas do dia a dia. Considere um veículo de massa igual a 1,5 ton que se move a uma velocidade de 93,6 km/h, ao longo de uma estrada plana horizontal, quando seus freios são acionados. Se o veículo chegou ao repouso, após percorrer uma distância igual a 84,5m, com aceleração constante, então o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e a estrada é igual a
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Espacio y tiempo: dos conceptualizaciones sociales
[1] Los seres humanos normalmente nos movemos en
dos dimensiones: tiempo y espacio. Las cuales “percibimos”
a través del sistema de medición creado por el mismo
[4] hombre, pero realmente la mayoría no las conceptualizamos,
como dice Harvey: “Tiempo y espacio son dos categorías
básicas de la existencia humana, pero rara vez se discuten”.
[7] Si realizáramos una encuesta donde se preguntara
¿qué es tiempo? o ¿qué es espacio?, las respuestas serían
muy diversas, desde el silencio, hasta una respuesta
[10] complicada intentando explicar algo que comúnmente no se
cuestiona: simplemente se acepta. En cuanto a la segunda
pregunta, tal vez habrá quien la quiera contestar diciendo que
[13] es lo que visitan los astronautas, o quien diga que es el hueco
entre dos cosas.
Estas mismas preguntas las ha venido realizando el
[16] hombre desde los inicios de la ciencia, aunque antes de
conceptualizarlas se realizó un sistema para medirlos. Es así
como desde la civilización Babilónica ya existen vestigios de
[19] la medida del tiempo a través de relojes de sol, o los sistemas
de medidas terrestres usados desde que las civilizaciones se
convierten de nómadas a sedentarias.
[22] Así mismo, para su medida formal son dos
conceptos vinculados entre sí, ya que ambos tiempo y
espacio, son medidos bajo el mismo sistema: el sexagesimal.
[25] El tiempo a través de 60 segundos que hacen un minuto, y 60
minutos que hacen una hora; mientras que la circunferencia
terrestre 60 segundos hacen un minuto y 60 minutos hacen
[28] un grado.
M.a del Carmen Macias Huerta. Internet: <sincronia.cucsh.udg.mx> (con adaptaciones).
En el texto,
el término “contestar” (l.12) es lo mismo que rebatir.
- Matemática | 14.4 Cilindro
Para construir uma manilha de esgoto, um cilindro com 2 m de diâmetro e 4 m de altura (de espessura desprezível), foi envolvido homogeneamente por uma camada de concreto, contendo 20 cm de espessura.
Supondo que cada metro cúbico de concreto custe R$ 10,00 e tomando 3,1 como valor aproximado de π\pi, então o preço dessa manilha é igual a: - Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it.
ANZALDÚA, G. E. Speaking in tongues: a letter to third world women writers. In: HERNANDEZ, J. B. (Ed.). Women writing resistance: essays on Latin America and the Caribbean. Boston: South End, 2003.
Gloria Evangelina Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora americana de origem mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação, o intuito da autora é evidenciar as:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
Dois corpos de massas m1 e m2 estão separados por uma distância d e interagem entre si com uma força gravitacional F Se duplicarmos o valor de m1 e reduzirmos a distância entre os corpos pela metade, a nova força de interação gravitacional entre eles, em função de F será:
- Matemática
O quadrado ABCD, de centro O e lado 2 cm, corresponde à trajetória de uma partícula P que partiu de M, ponto médio de AB, seguindo pelos lados do quadrado e passando por B, C, D, A até retornar ao ponto M.
Seja F(x) a função que representa a distância da partícula P ao centro O do quadrado, a cada instante de sua trajetória, sendo x (em cm) o comprimento do percurso percorrido por tal partícula. Qual o gráfico que representa F(x)?