A unidade de uma grandeza física pode ser escrita como:
Considerando que essa unidade foi escrita em termos das unidades fundamentais do SI, assinale a alternativa correta para o nome dessa grandeza:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa
Veja, n. 42, 20 out. 2010 (adaptado).
Campanhas de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama estão presentes no cotidiano das brasileiras, possibilitando maiores chances de cura para a paciente, em especial se a doença for detectada precocemente. Pela análise dos recursos verbais e não verbais dessa peça publicitária, constata-se que o cartaz
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Organize a sala em grupos de quatro alunos. Cada grupo deve ter duas folhas e meia de papel cartão. A primeira folha deve ser marcada da seguinte forma:
- Faça uma borda de dois centímetros;
- Dobre o restante ao meio, deixando o lado preto para dentro;
- Dobre mais uma vez, dividindo a folha (menos o espaço de 2 cm) em quatro partes iguais.
Essas partes serão dobradas e a folga de dois centímetros servirá para colar a borda, formando um cano retangular. A experiência funciona também com outros formatos, como triângulos e cilindros.
Precisamos agora colar um dos fundos de modo a ficar completamente escuro. Para isso cortaremos um quadrado maior que a medida da "tampa". Demos um modelo para corte e dobra dessa parte (3). Cole as bordas com cola ou fita isolante. É muito importante que essa caixa fique completamente escura. Para isso confira com os alunos olhando dentro dela em direção à luz. Em caso de algum pedacinho com luz, cubra por fora com a fita isolante.
A parte de dentro deve ser um pouco menor, pois irá ficar dentro dessa caixa maior e não terá a tampa escura. Então, fale para os alunos fazerem os mesmos procedimentos 1 e 2, só que antes, retirem um filete de aproximadamente 1,5cm do papel. No lugar da tampa deve ser colocado um quadrado de papel manteiga, da mesma forma em que a tampa foi posta no outro.
Assim, teremos duas caixas e uma entra na outra: a caixa escura fica por fora. Com cuidado os alunos devem fazer um pequeno furo na parte central da tampa da caixa escura, com o auxílio de uma lapiseira, por exemplo. Esse furo será ajustado nas próximas etapas, mas a princípio tem que ser pequeno.
Agora, vão a um lugar claro, como o pátio da escola. Eles devem olhar por dentro da caixa e ver o resultado.
A luz de fora vai entrar pelo orifício e projetar a cena externa no papel manteiga, só que invertido. Se a projeção ficar pequena, aumentem gradualmente o buraco.
É como um cinema da vida real. Deixe os alunos experimentarem bem. Observem os efeitos quando os orifícios são maiores ou menores. Esse é o princípio óptico utilizado nas primeiras câmeras fotográficas e também pelos artistas, desde a renascença para observar e retratar o mundo.
Disponível em: <http://www.cienciamao.usp.br/dados/lcn/_camaraescura86158.3.jpg?110708081428>. Acesso 01 nov. 2014.
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Entre os organismos vivos encontrados no solo, alguns são microscópicos, como as bactérias, os protozoários e os fungos, que se alimentam de restos de vegetais ou de animais. Outros são animais de pequeno porte, como as formigas, as minhocas, os besouros, as centopeias e os cupins que, entre outras coisas, fazem parte da biodiversidade do solo. Já os animais maiores, como os coelhos, os ratos, as toupeiras, os lagartos e as cobras vivem em tocas ou cavam túneis para se esconderem e criarem seus filhotes.
Em certas situações, na agricultura ou na jardinagem, alguns animais de pequeno porte, como os pulgões, lesmas e caracóis são considerados muito prejudiciais aos vegetais.
Sobre os organismos citados no texto, é correto afirmar que
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(UNIT) Considerando o surgimento de importantes estruturas, contextualizando na evolução dos principais grupos vegetais, é correto afirmar:
- Geografia | 6.1 Agricultura
A crescente conscientização sobre os efeitos do modelo intensivo de produção, adotado de forma geral na agricultura, tem gerado também uma série de reações. De fato, a agricultura está cada vez mais pressionada pelo conjunto de relações que mantém com a sociedade em geral, sendo emergente o que comumente se denomina “questão ambiental”. Essas relações, às que determinam uma chamada ampla para mudanças orientadas à sustentabilidade, não só da atividade agrícola em si, senão que afete de maneira geral a todo o entorno no qual a agricultura está inserida.
GOMES, J. C. C. Desenvolvimento rural, transição de formatos tecnológicos, elaboração social da qualidade, interdisciplinaridade e participação. In: PORTO, V. H.; WIZNIEWSKY,
C. R. F. ; SIMICH, T. (Org.). Agricultor familiar: sujeito de um novo método de pesquisa, o participativo. Pelotas: Embrapa, 2004.
No texto, faz-se referência a um tipo de pressão da sociedade contemporânea sobre a agricultura. Essa pressão objetiva uma transformação na atividade agrícola através da