Um astronauta, usando sua roupa espacial, ao impulsionar-se sobre a superfície da Terra com uma quantidade de movimento inicial P0, alcança uma altura máxima de 0,3 m.
Ao impulsionar-se com a mesma roupa e a mesma quantidade de movimento P0 na superfície da Lua, onde a aceleração da gravidade é cerca de 1/6 do valor terrestre, a altura máxima que ele alcançará, em metros, equivale a:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
As roldanas, também chamadas de polias, são tipos de rodas utilizados em máquinas para direcionar a força feita sobre determinados objetos por meio de fios, cordas ou cabos, de modo que seja possível desviar a trajetória ou até mesmo levantá-los. Elas são utilizadas na construção civil, na composição de motores, aparelhos de academia etc.
Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/roldanas.htm>. Acesso em: 14 abr. 2018.
Na história da humanidade essa invenção proporcionou um enorme avanço nas construções e no desenvolvimento da física.
Enunciado:
A) Determine o ângulo que as cordas fazem no topo da roldana, como mostra a imagem baixo:
B) Se a corda estivesse fixada no centro da circunferência, qual seria o valor do ângulo central?
- Geografia | A. Globalização
(FUVEST 2010 1ª FASE) Leia a charge a seguir:
A charge chama a atenção, principalmente, para a
- Química | 3.7 Polímeros
(UNIT)
Um implante vascular é substituto para um segmento de artéria doente. Quando possível, as artérias sanguíneas doentes são substituídas por vasos retirados do corpo do paciente. Na impossibilidade, materiais artificiais podem ser usados. O dracom, politereftalato de etileno, é usado na reposição de artérias de diâmetro grande ao redor do coração. É fabricado em forma tubular, plissado e entrelaçado. O implante deve integrar-se com os tecidos vizinhos depois de colocado no local, com essa finalidade tem estrutura aberta com poros de ordem de 10μ de diâmetro. Durante o processo de recuperação, os vasos sanguíneos crescem dentro do implante e novos tecidos são formados por toda área. Similarmente, o politetrafluoretileno é usado para os implantes vasculares de menor diâmetro nos membros.
A partir da representação da estrutura química do biopolímero, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
SONETO VII
Onde estou? Este sítio desconheço:
Quem fez tão diferente aquele prado?
Tudo outra natureza tem tomado,
E em contemplá-lo, tímido, esmoreço.
Uma fonte aqui houve; eu não me esqueço
De estar a ela um dia reclinado;
Ali em vale um monte está mudado:
Quanto pode dos anos o progresso!
Árvores aqui vi tão florescentes,
Que faziam perpétua a primavera:
Nem troncos vejo agora decadentes.
Eu me engano: a região esta não era;
Mas que venho a estranhar, se estão presentes
Meus males, com que tudo degenera!
COSTA, C. M. da. Obras Poéticas de Glauceste Satúrnio.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 22 out. 2020.
O eu lírico recorre ao recurso expressivo conhecido como hipérbole no verso:
- Química | A. Modelos Atômicos
Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br. Acesso em: 20 fev. 2022,
A figura acima ilustra o experimento de Rutherford que representou um avanço na ideia de átomo do início do século XX, em que uma fonte de radiação alfa, a partir da desintegração do polônio, contido em uma caixa de chumbo, incide sobre uma fina lâmina de ouro. Os números 1, 2 e 3 representam os resultados observados no experimento.
· Região 1: área que recebeu grande parte da radiação alfa emitida pelo polônio, o que evidenciou que essas radiações atravessaram a lâmina de ouro sem sofrer desvios consideráveis.
· Região 2: áreas diversas, localizadas atrás da lâmina de ouro, que receberam uma pequena quantidade de radiação alfa, mas que não estavam na direção do orifício de saída da radiação na caixa de chumbo, o que evidenciou que essas radiações sofreram um grande desvio após a travessia da lâmina de ouro.
· Região 3: áreas localizadas à frente da lâmina de ouro que receberam uma quantidade extremamente pequena de radiação alfa, o que evidenciou que parte da radiação alfa se chocou com a lâmina e foi rebatida.
As marcações que provaram a existência de um núcleo rígido e carregado positivamente foram as ocorridas, respectivamente, nas regiões