Em 1994 o mundo viu a apresentação do carro mais rápido do mundo, o Gillet, que alcança velocidade de 250 km/h. Partindo do repouso, em apenas 3,0 segundos atinge velocidade de 90 km/h. Atualmente vários carros superam facilmente a velocidade máxima do Gillet. O Bugatti Veyron, por exemplo vai do repouso a 108 km/h em incríveis 2,5 segundos durante uma arrancada.
No automobilismo as acelerações dos carros é comumente medida em relação a aceleração da gravidade (g), dessa forma, a aceleração que o Bugatti Veyron é capaz de desenvolver durante uma arrancada é de aproximadamente
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- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ideias liberais influenciaram a Inconfidência Mineira, conforme se percebe em:
- Matemática | 18. Polinômios
Se o resto da divisão do polinômio P(x), de grau n > 1 e coeficientes reais, por x+1 é igual a 4 e se a soma dos coeficientes das potências xp em P(x) com p um número ímpar for igual a 2016, então, a soma dos coeficientes de xp em P(x) com p um número par é igual a
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Uesb)
Na manteiga, como nos óleos e gorduras, em geral, pode ocorrer a cisão de ligações duplas das cadeias carbônicas desses alimentos, sob ação de oxigênio, com a formação de ácidos que os rancificam. Para diminuir a velocidade do processo de rancificação, adicionam-se antioxidantes, a exemplo do éster propílico obtido a partir do ácido 3,4,5- triidroxibenzoico, representado pela fórmula estrutural, com objetivo de aumentar o tempo de validade de alimentos.
Uma análise dessas informações e da fórmula estrutural do antioxidante permite corretamente afirmar:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
O homem que agride mulher é aquele que levanta todo dia e sai para trabalhar. Frequenta grupos sociais corriqueiros, como reuniões de pais em escolas. Ele se veste e age de forma socialmente aceita. Só que, ao chegar em casa, comporta-se de forma violenta para manter a qualquer custo o posto de autoridade máxima”, declara a magistrada Teresa Cristina dos Santos. A juíza afirma que a violência contra a mulher é a única forma democrática de violência. Vítimas e agressores são encontrados em todos os segmentos da sociedade. Segundo pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, a despeito de a maioria ter entre 25 e 30 anos e baixa escolaridade, há agressores de todas as idades, condição financeira, nível de instrução e situação profissional. De acordo com a juíza Teresa Cristina, o enfrentamento da violência contra a mulher passa justamente por essa desmistificação de quem é o agressor. Ao contrário dos crimes comuns, a violência contra a mulher é uma questão cultural.
(Adriana Nogueira. “Violência contra a mulher vem do homem comum e pode atingir qualquer uma”. www.uol.com.br, 26.09.2017. Adaptado.)
Segundo o texto, a violência contra a mulher na sociedade brasileira
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Texto base: Textos para à questão. Texto 1 – poema verbal Soneto 14 tortuosas linhas, 13
labirintos sem fim e sem começo,
12 portas lacradas, 11 vezes
forçadas, talvez 10, até me esqueço. 9 questões de lógica celeste
ou 8 jogos de adivinhação,
7 ou 6 tentativas, todas vãs,
de escutar o que ainda não disseste. 5 metáforas jogadas fora
quando quero dizer-te que te adoro.
4 rimas rebeldes, 3 tropeços, 2 tombos e no entanto, finalmente,
nada que não pudesse resolver-se
em 1 simples bilhete adolescente. LEMOS, Tite de. Outros sonetos do caderno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989. p. 11. Texto 2 – poema visual Nota:
Apartheid (palavra em africâner; significado: “separação”) foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 na África do Sul, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.
Enunciado:
Os dois poemas fazem referência à forma (versos e estrofes) em que foram escritos. Leia as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O texto 1 considera a poesia e, sobretudo, o soneto como a melhor maneira de exprimir os sentimentos amorosos.
( ) No texto 1, as palavras “rebeldes”, “tropeços” e “tombos” referem-se às dificuldades para se compor um soneto perfeito.
( ) O texto 2 representa a inutilidade da poesia diante de questões sociais e políticas tão graves como as do sistema do apartheid.
Assinale a alternativa que apresenta as letras na sequência correta: