Texto base: Analise a imagem de Ângelo Agostini denominada “O câmbio esmaga o povo”, de 1891. Disponível em: <http://goo.gl/c8Reny>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Relacione a charge de Agostini com a política econômica do Encilhamento.
Questões relacionadas
- Física | 7.1 Relatividade
(FUVEST 2016 1° FASE) O elétron e sua antipartícula, o pósitron, possuem massas iguais e cargas opostas. Em uma reação em que o elétron e o pósitron, em repouso, se aniquilam, dois fótons de mesma energia são emitidos em sentidos opostos. A energia de cada fóton produzido é, em MeV, aproximadamente,
Note e adote:
-> Relação de Einstein entre energia (E) e massa (m): E= mc2
-> Massa do elétron = 9x10-31 kg
-> Velocidade da luz c = 3,0 108 m/s
-> 1 eV= 1,6 10-19 J
-> 1 MeV = 106 eV
-> No processo de aniquilação, toda a massa das partículas é transformada em energia dos fótons.
- Matemática | 15.3 Circunferência
(UEG) A circunferência de centro (8, 4) que tangencia externamente a circunferência x² + y² - 4x + 8y - 16 possui raio igual a:
- Biologia | 10.5 Cordados
Algumas espécies de tubarões, como o tubarão-branco e o tubarão-martelo, são superpredadores da cadeia alimentar subaquática. Seus órgãos dos sentidos são especialmente adaptados para a localização de presas até mesmo a quilômetros de distância. Pesquisadores americanos, trabalhando com tubarões do gênero Squalus, verificaram que a capacidade de detecção e captura de presas por esses indivíduos é diminuída quando eles se encontram expostos a campos magnéticos gerados artificialmente na água.
STONER, A. W.; KAIMMER, S. M. Fisheries Research, n. 92, 2008.
Considerando-se os órgãos dos sentidos típicos desses animais, que tipo de receptor foi afetado no experimento?
- Física | 2.2 Dinâmica
(CPS) Vinícius observa duas crianças, Caio e João, empurrando uma caixa de brinquedos. Relembrando a aula de Ciências que teve pela manhã, ele observa o deslocamento da caixa e faz um desenho representando as forças envolvidas nesse processo, conforme a figura.
Considerando que a caixa esteja submetida a duas forças horizontais, nos sentidos representados na figura, de intensidades F1= 100N e F2= 75N ficou pensando em como poderia evitar o deslocamento da caixa, fazendo com que ela ficasse em equilíbrio (parada). Concluiu, então, que para isso ocorrer, uma outra criança deveria exercer uma força de intensidade igual a
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
Observe a figura geométrica a seguir. Ela é composta por um quadrado e um retângulo.
O lado do quadrado mede 2x + 6y, e o retângulo tem de largura a metade do lado do quadrado e de comprimento o triplo de sua própria largura.
Qual a área total da figura plana?